Sociedade

Dia da Marinha marca o mês de maio no Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_Almirante_Gouveia_e_Melo_34.JPG

Porto.

Neste mês de maio, o Mercado do Bolhão volta a apresentar uma agenda de eventos pensada para todos os públicos, mantendo-se a cadência dos eventos do “Dias da Saúde no Bolhão”, mas também dinamizando atividades no âmbito da celebração do Dia da Marinha, além de manter a aposta em eventos na vertente cultural e do entretenimento.

No âmbito do programa “Dias da Saúde no Bolhão”, apresentado em abril, o Mercado retoma a sua sinergia com o pelouro da Educação da Câmara do Porto, com o projeto “De manhã começa o dia”.

A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de instruir alunos do 1.º ciclo da rede pública do Porto sobre hábitos alimentares saudáveis, ensinando-os a preparar opções ricas e nutritivas para o pequeno-almoço.

No dia 10 de maio realizou-se a primeira sessão do projeto e, até ao final do mês, estão já confirmadas sessões com quatro escolas diferentes, nos dias 16, 17, 24 e 31 de maio.

Ainda enquadradas no programa “Dias da Saúde no Bolhão” retomam algumas das rubricas apresentadas no mês passado, como é o caso do “Bolhão + Saudável” e “NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão” o projeto criado em sinergia com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.

O “NABo para o almoço”, regressa no dia 19 de maio para uma segunda conversa sobre a temática “A sustentabilidade também se serve à mesa”, às 12 horas, na Banca Histórica. No mesmo dia, decorre, no Auditório, um workshop NABo sobre “Escolhas Alimentares: Já leste um rótulo hoje?”.

No dia 26 maio, o “Bolhão + Saudável”, a iniciativa dinamizada com a Faculdade de Ciências da Nutrição do Universidade do Porto destaca como produto do mês as ervas aromáticas e as especiarias, num showcooking de confeção de receitas sem adição de sal.

Já no final do mês, a 29, chega ao Bolhão o “NABo para o Mercado”, uma sessão de pequena duração que pretende capacitar os vendedores das bancas do Mercado para o tema “Roda dos Alimentos: Um Guia para a Alimentação Saudável.”

Dia da Marinha

Da parceria entre o Mercado e a Marinha Portuguesa surgem algumas atividades a serem dinamizadas entre os dias 13 e 20 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha na cidade (20 de maio). O programa tem como objetivo aproximar a Marinha da comunidade, destacando aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar.

Nos dias 13 e 18, pelas 11 horas, e no dia 20, pelas 11h30, a Banca Histórica é o lugar escolhido para uma demonstração de finger food e águas aromáticas, bem como uma exposição de elementos de Arte Cisória. A 13 de maio, pelas 11h30, haverá, na Praça Formosa, uma exposição de veículos não tripulados.

Nos dias 18 e 19, às 10h30, ocorre uma atuação do Ensemble Dixieland, na Praça Formosa. Ainda no dia 19, haverá uma demonstração de Nós e Apitos.

Eventos culturais e outras surpresas

O Mercado do Bolhão continua, também, a receber eventos vocacionados para o entretenimento. De 20 a 27 de maio, recebe a exposição de Pintura e Escultura do designer e artista plástico Paulo Ramunni, intitulada “Still Life”.

A 27, pelas 15 horas, chega ao Mercado a oficina “Urban Sketching – Rabiscar o Porto”, desenvolvida pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em ilustrar in situ locais da cidade do Porto.