Economia

"Dia D" promoveu inclusão de candidatos a emprego junto de empresas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um momento de encontro, após uma jornada de preparação, de 13 candidatos a empregos e 19 empresas, no designado “Dia D”, a iniciativa final da quarta edição do projeto (D) de Eficiência.

O encontro, que decorreu no final de maio no Serviço de Formação Profissional do Porto, proporcionou entrevistas de emprego a 13 pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivo feedback individual por parte das empresas. Na sessão de abertura participou o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, Isabel Gonçalves, diretora-adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, e Abílio Cunha, presidente da direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

Nesta quarta edição, foram admitidas 20 candidaturas e, após uma primeira triagem, permaneceram 13 candidatos, que participaram em várias iniciativas de formação. Foi registado, igualmente, um número crescente de projetos que têm vindo a desenvolver dinâmicas de apoio à inclusão. Das 75 empresas inscritas, inicialmente, foram selecionadas as que correspondiam ao perfil académico e profissional dos participantes, tendo participado 19 no "Dia D".

O projeto municipal (D) de Eficiência foi iniciado em 2019 e tem como grandes objetivos valorizar e promover as competências das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, estimulando a criação de condições mais favoráveis à inclusão no mercado de trabalho. Por outro lado, tem sido feito um trabalho contínuo de sensibilização às empresas sobre as vantagens, benefícios e ferramentas de apoio à diversidade e inclusão nas equipas de trabalho.