Sociedade

Dia D de Eficiência aproxima online candidatos de empregadores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_iniciativa_final_projeto_eficiencia_11.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Vinte empresas reuniram-se com 20 profissionais para a realização de entrevistas de emprego, tudo em formato online. A iniciativa denominada “Dia D de Eficiência” aconteceu nesta quarta-feira e permitiu que estes candidatos com deficiência e/ou incapacidade tivessem a possibilidade de receber feedback dos recrutadores sobre a sua prestação.

O programa incluiu um briefing de preparação a candidatos e empresas e a realização de entrevistas de emprego. A abertura da sessão contou a participação do vereador da Educação, Habitação e Coesão Social da Câmara do Porto, Fernando Paulo.

Apresentado pela Câmara do Porto em 2019, (D) de Eficiência resulta de um trabalho em rede promovido pela Cidade das Profissões, em estreita parceria entre a Câmara do Porto, a Associação Empresarial de Portugal, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Politécnico do Porto e a Universidade do Porto. Tem um duplo propósito: sensibilizar os empregadores para a importância de reconhecerem as competências das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e capacitar estes candidatos para que consigam lidar de forma positiva com as exigências do mercado de trabalho e transições profissionais.

O processo de capacitação dos profissionais com deficiência e/ou incapacidade começou a ser preparado no primeiro trimestre de 2021 e contou com a inscrição de 50 pessoas. Destas, 20 foram selecionadas e integradas no programa de capacitação “D de Direitos e Deveres”. Ao longo deste programa, os profissionais tiveram a oportunidade de identificar e (re)definir o seu objetivo profissional, construir os seus documentos de procura de emprego, compreender como é desenvolvido o processo de recrutamento e seleção e treinar a situação de entrevista de emprego.

Em paralelo, foi estabelecido o cruzamento entre os perfis dos candidatos e as necessidades de recrutamento das 52 empresas inscritas. O matching realizado resultou na calendarização de entrevistas com 20 empresas, ou seja, na iniciativa “Dia D de Eficiência”.

Face às circunstâncias pandémicas atuais, as atividades desenvolvidas ao longo desta segunda edição do projeto, como as iniciativas “D de Diversidade - Desconfinar é para todos: confia na diversidade” e “D de Diferença - Normalizar a Diferença: da formação ao emprego” foram realizadas exclusivamente em formato online.