Cultura

Dezenas de trabalhos escolares vão decorar a Cidade das Camélias

  • Notícia

    Notícia

#fib_pinturas_candeeiros_01.jpg

Mais de 70 trabalhos escolares vão colorir o "Porto. Cidade das Camélias" a partir desta sexta-feira e até 12 de março. A mostra a céu aberto integra-se na XXIII Exposição de Camélias do Porto, que se realiza nos claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória no próximo fim-de-semana (3 e 4 de março).

A iniciativa, que decorre da colaboração com 61 escolas e instituições do Porto, convida o público a percorrer alguns dos mais emblemáticos jardins do Centro Histórico. Expostos nos tradicionais candeeiros da cidade, os trabalhos vão estar distribuídos pela Rua de São Bento da Vitória, Jardim da Cordoaria, Jardim do Carregal, Passeio das Virtudes e Rua de Azevedo de Albuquerque.

Com esta "moldura" criativa, o Porto recebe a 23.ª edição da Exposição de Camélias do Porto. O evento, de entrada livre, regressa este ano ao Mosteiro de São Bento da Vitória, onde já se realizou em 2015.

Uma organização conjunta da Câmara do Porto e Associação Portuguesa das Camélias, a tradicional exposição permite apreciar as diferentes espécies desta flor do inverno, trazida do Japão no início do século XIX e que hoje espalha cores por toda a cidade.

A mostra, que abre ao público às 14,30 horas do dia 3 de março, terá, como habitualmente, um caráter competitivo, com e aleição da Melhor Camélia e Melhor Camélia de Origem Portuguesa. Nos dois dias, haverá um conjunto de atividades complementares, ao encontro de todos os públicos.

Nota: devido ao estado do tempo, o programa paralelo da Exposição de Camélias do Porto sofreu algumas alterações. Foram suspensas as propostas de exterior, antes anunciadas. Em anexo está o programa atualizado.