Proteção Civil

Dezenas de crianças aprendem a proteger-se através do exemplo de quem protege todos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As crianças das escolas do Porto estão prontas para serem os maiores parceiros das entidades de proteção e segurança da cidade. Vestidos a rigor, de olhar a atento e vontade de seguir o exemplo, foram dezenas os novos pequenos agentes que, na passada sexta-feira, no quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), participaram nas atividades promovidas para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil.

Apreendida a teoria de como se devem proteger, puderam ver, na prática, os meios que o Serviço Municipal de Proteção Civil, o RSB e a Polícia Municipal têm ao dispor para uma rápida resposta em situações de perigo.

Dos veículos e equipamentos municipais, aos cães de serviço da Unidade Cinotécnica, por entre brincadeiras relacionadas com as ações de busca e salvamento e técnicas de desencarceramento, as crianças do pré-escolar e ensino básico puderam ficar a saber como é que a cidade está mais protegida e segura em situações de perigo.

Assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, sublinha a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) , visa sensibilizar para a sua importância, prestar tributo aos agentes, promover a reflexão em torno dos riscos, assim como do “papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes”.

“E nesta abordagem de encarar a Proteção Civil como um sistema que envolve todas as pessoas, é essencial cada um perceber a sua importância para o bem-estar coletivo”, assinala a ANEPC, reforçando a necessidade de “educar a população sobre como se proteger e agir de forma segura em caso de emergência”.

Por isso, no final da sessão no quartel do RSB, as crianças levam para casa o lema que os vai ajudar a não esquecer que fazem parte da equipa: “Todos somos importantes. Todos somos Proteção Civil!”.