Sociedade

Dezembro traz 24 histórias natalícias contadas por gente da cidade

  • Notícia

    Notícia

#DR_Adventario_24_historias_natal.JPG

DR

O tempo vai custar menos a passar para quem já conta os dias para o Natal. Durante o mês de dezembro, figuras conhecidas da cidade vão contar histórias natalícias – uma por dia, disponibilizadas em vídeo, sempre às 21,30 horas.

A iniciativa é da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, e animará as celebrações num ano atípico, em que a cidade não vai ter a Árvore de Natal que, tradicionalmente, se ergue diante dos Paços do Concelho. Mesmo sem a habitual programação festiva exterior na cidade, e num período em que é necessário estar fisicamente separados daqueles que mais gostamos, o Porto vai continuar ligado ao Natal, cumprindo as principais tradições desta quadra.

Para isso, a Ágora criou o “Adventário”, um projeto a pensar, sobretudo, nos mais pequenos, que tem por objetivo celebrar o Natal, que embora necessariamente diferente este ano, pode ainda assim ser assinalado de novas formas, por exemplo através das plataformas digitais.

Assim, até dia 24 de dezembro, acompanhando o calendário do Advento, haverá histórias para ouvir diariamente, em casa e com a família reunida, contadas por caras notórias da cidade do Porto, umas mais conhecidas do que outras, mas todas com alguma ligação à cidade.

As histórias serão reveladas, diariamente, na página de Facebook da Ágora, ficando depois também disponíveis no canal de Youtube da empresa municipal para quem quiser rever.

Os 24 portuenses desafiados a participar nesta iniciativa vão ler uma história, que pode ou não ser natalícia, mas que seguramente será inspirada em sentimentos, símbolos ou memórias da época.

A cada episódio, a casa-calendário vai abrir uma janela, revelando um objeto que corresponderá a uma das 24 palavras escolhidas para o efeito, que, por sua vez, vão inspirar o convidado a contar uma história.

Os vídeos vão contar com a participação de alguns nomes sonantes da Invicta, caso da manequim, empresária e apresentadora Diana Pereira, que irá inaugurar o “Adventário”, já no próximo dia 1 de dezembro, com uma história a partir do livro “Conta Comigo”, de Marta Coelho e aRita, editado pela Máquina de Voar.

Até à véspera de Natal haverá muitas outras histórias interpretadas por figuras da cidade, como o músico Rui Reininho, o arqueólogo Joel Cleto, as escritoras Raquel Patriarca e Adélia Carvalho, o bailarino e coreógrafo Max Oliveira, a artista plástica Manuela Pimentel, mas também o comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques, o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, ou a youtuber Sofia Manuel (mais conhecida por a Tripeirinha), entre muitos outros.

O projeto foi desenvolvido pelo Bairro dos Livros, a convite da Ágora, e a ilustração e animação ficaram a cargo de Alice Eça Guimarães e Jorge Ribeiro (Fleabag Frog). Todas as histórias terão ainda interpretação em língua gestual portuguesa.