Cultura

Dezembro é mês de concertos Porta-Jazz aos sábados de manhã

  • Notícia

    Notícia

#jq_jazz_no_parque.jpg

João Queirós

Nos próximos sábados, dias 19 e 26 de dezembro, a Associação Porta-Jazz presenteia os portuenses com concertos matinais, realizados às 11 horas, no quintal da sua sede.

É de manhã que começa o dia e nada melhor do que um concerto de jazz, em pleno mês de dezembro, para elevar os ânimos nesta quadra natalícia e entrar no fim de semana ao som dos ritmos do soul e do blues.

Com o propósito de continuar a levar ao público o melhor jazz original que se faz na cidade, até ao final do mês, a associação de músicos de Porto vai proporcionar concertos semanais, desta vez aos sábados de manhã, sempre com inicio marcado às 11 horas, no espaço exterior das instalações, o palco batizado de Quintal Porta-Jazz.

Já neste sábado, dia 19 de dezembro, o trio WIZ composto pelo português José Pedro Coelho, no saxofone, o francês Wilfred Wilde, na guitarra elétrica, e o espanhol Iago Fernandez, na bateria, sobe ao palco do Quintal da associação para uma manhã repleta de ritmo.

O nome da banda é inspirado na relação “mágica” existente entre os três músicos, cúmplices de longa data numa viagem musical percorrida de forma livre e espontânea, que equilibra a tradição jazzística com a harmonia original.

No fim de semana seguinte, dia 26, é a vez dos Puzzle, grupo que junta os portugueses Pedro Neves, pianista, João Paulo Rosado, contrabaixista, e Miguel Sampaio, baterista, para um concerto matinal, que vai unir a imaginação do trio através da junção de peças que cada um dos elementos compõe. Um verdadeiro quebra-cabeças musical para resolver.

A promoção de concertos semanais no seu espaço é já uma prática comum da associação de músicos portuense, que ao longo da última década tem-se afirmado na cena musical da cidade e do país, fruto de uma programação contínua, que contabiliza mais de 100 concertos por ano, dentro e fora de portas.

Face às atuais contingências, a lotação do espaço é limitada e as reservas para assistir aos concertos devem ser feitas até às 22 horas da véspera do evento, sendo que os bilhetes têm o custo de 5 euros para o público geral e 3 euros para membros da associação.