Cultura

Dezembro chega às bibliotecas municipais com histórias infantis no sapatinho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_do_livro_1set_02.jpg

Guilherme Costa Oliveira

As bibliotecas municipais entram em dezembro com novas propostas para despertar o interesse das crianças para a leitura. Este sábado arrancam as Oficinas com Estória e há a apresentação do livro “O que é que o crocodilo come ao meio-dia?”. Todas as atividades são de participação gratuita.

As histórias começam na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) com a primeira edição do mês das Oficinas com Estória. O livro “Cinco Pais Natais e Tudo o Mais”, de Manuela Castro Neves, serve de tema para a sessão de leitura e desconstrução de dia 4 de dezembro. “Uma divertida história que, entre a prosa e o verso rimado em jeito de lengalenga, faz um levantamento dos símbolos de Natal, não deixando de comunicar, de modo breve, algumas mensagens”, dirigida a crianças entre os seis e os oito anos.

Para a mesmo faixa etária, realiza-se, igualmente na BPMP, no dia 18, a oficina em torno do livro “Os óculos do Pai Natal”, de Alice Cardoso, que conta a história das dificuldades do Pai Natal em ler as cartas que as crianças lhe escreveram porque perdeu os óculos.

Na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), realizam-se as Oficinas de Estória para crianças entre os três e os seis anos de idade. No dia 11, a proposta é para desconstruir a história do Lobo Mau que foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou o Pai Natal, contada por Clara Cunha, em “Feliz Natal Lobo Mau”.

A 18 de dezembro, o livro escolhido é “O Natal da Mog”, de Judith Kerr, sobre o muito barulho, luzes de várias cores e tantos aromas diferentes no ar, um pinheiro que anda sozinho e uma pequena multidão em casa que assustam a gata Mog.

Todas as sessões das Oficinas com Estória acontecem às 11 e às 15,30 horas (exceto a de dia 18 na BMAG, que tem apenas a sessão da tarde) e requerem inscrição prévia através do endereço de email bmp@cm-porto.pt.

Apresentação de livro com direito a autógrafos

Este sábado, a BMAG recebe ainda a apresentação do livro “O que é que o crocodilo come ao meio-dia?”, escrito por Clara Haddad e com ilustrações de Sónia Borges. O livro fala sobre a curiosidade e como ela pode ser uma alavanca para o conhecimento de si mesmo, estimulando a autoestima e a autoaceitação. A sessão é às 16,30 horas e conta com as autoras para uma conversa e sessão de autógrafos.

Em dezembro, há também a última sessão de contos para bebés dos 18 aos 36 meses. A iniciativa Ler antes de Ler traz “Sons de Natal”, a partir das 11 horas, à BMAG.

Em ambos os eventos é obrigatória inscrição prévia através do email das bibliotecas municipais bmp@cm-porto.pt.