Desporto

Desporto no Bairro apresenta-se em palco com espetáculo de emoções

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_especatulo_desporto_no_bairro_14.jpg

Filipa Brito

O programa municipal Desporto no Bairro, que decorreu entre junho e setembro deste ano, reuniu mais de 900 crianças e jovens de 17 bairros do Porto, para a prática de novas atividades desportivas. O resultado desta troca de experiências e práticas sobe ao palco na próxima quinta-feira, 3 de novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

O espetáculo final da terceira edição do programa municipal vai juntar em palco não só formadores e convidados especiais internacionais, mas acima de tudo os jovens finalistas dos 17 bairros: dezenas de b-boys e b-girls com demonstrações em cena das várias modalidades e práticas como beatbox, breaking, street basket, skate dance e coreografias com pranchas de surf.

Destaque para três momentos especiais com os showcase 4 Better World da Ukraine Breaking Team, a atuação da live band composta por todas as crianças e artistas, e um ainda flashmoba encerrar.

Nos polos por onde passou, no Cerco – Lagarteiro, na Pasteleira – Pinheiro Torres, na Fonte da Moura – Aldoar, no Viso – Ramalde do Meio, no Francos – Central de Francos, no Contumil – Pio XII, na Agra do Amial – S. Tomé e nas Fontainhas – Miragaia – Sé, a iniciativa deixou marca e continua a inspirar e a motivar as camadas mais jovens para a prática desportiva.

Criado em 2020, o Desporto no Bairro, promovido pela Câmara do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, começou por oferecer apenas aulas de breaking em quatro polos que abrangiam oito bairros sociais. Participaram na primeira edição, 600 jovens. No segundo ano, as modalidades passaram a ser três (ao breaking somou-se o surf e o skate), os polos subiram para seis e os bairros englobados para 14, envolvendo um total de 800 jovens.

O programa cruza conhecimentos e experiências com alguns dos melhores profissionais em cada uma das modalidades. Alia a descoberta de novas aprendizagens, potencia a aquisição de capacidades sociais, trabalha e reforça a autoestima de centenas de crianças e jovens dos bairros da cidade do Porto.

O espetáculo é de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no próprio dia, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Os portadores do cartão Porto. podem levantar até quatro ingressos, por pessoa.

Programa

- Bairro em Cena
- Apresentação Modalidades e Bairros
- Street Baller
- Breaking It | Kids Basket | Skate Kids;
- Beats Make you Skate
- Masters of Breaking | Breaking Basket | Skate Taste
- Tsunami of Fun
- Skate Dance
- 4 Better World (Ukraine Breaking Team Showcase);
- Live Band Showcase
- Invasion plus Flashmob Final