Sociedade

Designer da marca Porto. assina nova imagem da República Portuguesa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_conversar_a_cidade_04.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A República Portuguesa tem uma nova identidade visual, desenvolvida pelo Studio Eduardo Aires, liderado por um dos mais premiados designers portugueses da atualidade. Em 2014, Eduardo Aires criou a marca Porto., valendo a conquista de alguns dos mais importantes prémios mundiais do setor.

Com a atual identidade visual da cidade, o Studio Eduardo Aires conquistou oD&AD (Lápis 2014), dois European Design Awards 2014 (distinção "Ouro" e "Best of Show"), Prémios Brandemia (2015) e i Graphis Design Award 2017 (distinção "Ouro").

Eduardo Aires desenvolveu também a identidade do Mercado Temporário do Bolhão e o rebranding da identidade do Teatro Municipal do Porto, distinguidas nos Graphis Design Annual 2020, com menção honrosa e Graphis Ouro, respetivamente, e, mais recentemente, a campanha gráfica, lançada pelo Município do Porto, referente ao combate à disseminação do novo coronavírus (outubro de 2020) e premiada, na edição de 2021 dos Graphis Awards, com uma menção honrosa.

Uma versão da República mais estilizada

Agora, o professor do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) desenvolveu uma nova identidade visual da República, já disponível nas plataformas digitais do governo, nomeadamente o site institucional e as redes sociais da República Portuguesa (@gov_pt).

Nesta nova identidade visual, a bandeira e a esfera armilar foram substituídas por uma versão mais estilizada, mantendo as cores verde, amarelo e vermelho, com dois retângulos interligados por um círculo e mantendo a marca de República.

Natural do Ribatejo, Eduardo Aires (1963) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) – antecessora da atual Faculdade de Belas Artes (FBAUP) – em 1987. Nesse mesmo ano, foi convidado para dar aulas na escola, atividade que mantém até à atualidade. Em 2016, tornou-se o primeiro doutorado em Design da Universidade do Porto, com uma tese na área do design editorial.

Para além da Câmara Municipal do Porto, Eduardo Aires desenvolveu projetos para entidades como a Fundação de Serralves, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Fundação Gulbenkian, entre outras.

Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro (2021) já conquistou, este ano, sete distinções nos prestigiados Graphis Design Awards 2024, atribuídos pela editora norte-americana Graphis.