Mobilidade

Desfile de carros elétricos históricos voltou a animar marginal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O desfile de carros elétricos históricos regressou no domingo à marginal da cidade, após dois anos de interregno devido à pandemia. No programa destacou-se a recriação da primeira linha de transporte público, com o famoso carro “americano”, puxado a cavalos. Este foi uma das 14 viaturas históricas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico e que ontem voltaram a fazer as viagens de antigamente.

O carro “americano”, totalmente restaurado, foi o que mais atraiu as atenções de centenas de pessoas que assistiram ao desfile. Recriou a viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público, ocorrida há 150 anos, a 15 de maio de 1872, ligando a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.

Centenas de pessoas puderam apreciar a paisagem e “viajar no tempo” nas 14 viaturas históricas. O presidente da Câmara do Porto também esteve presente na iniciativa, realçando a importância, nos tempos que correm, do elétrico. “Faz parte do ADN da cidade. As pessoas gostam muito e continuam a utilizar o elétrico. Não são apenas os turistas”, afirmou Rui Moreira, citado pelo Jornal de Notícias.

Também a presidente do conselho de administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, Cristina Pimentel, deixou a garantia da continuidade da aposta neste meio de transporte: “O elétrico tem sido um sucesso nos últimos anos e, portanto, a empresa está muito empenhada em que continue o seu formato e aumente a sua capacidade”.

O desfile foi animado pelo Rancho Folclórico do Porto.