Economia

Desenvolve fisioterapia digital a partir do Porto e é o mais recente unicórnio português

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_empresa_SWORD_Health.JPG

DR

É mais uma injeção de capital na empresa que desenvolve sistemas de fisioterapia digital, mas não é apenas isso. Depois de uma ronda de investimento de cerca de 167 milhões de euros (189 milhões de dólares), a SWORD Health, com sede tecnológica no Porto, já vale dois mil milhões de dólares, vestindo a camisola da equipa de unicórnios que Portugal trouxe ao mundo. Três delas têm casa na Invicta.

Quando, em 1994, o irmão de Virgílio Bento precisou de ir a Cuba para fazer fisioterapia após um acidente de automóvel, tendo um fisioterapeuta totalmente dedicado, o fundador da SWORD Health estava longe de pensar que a sua vontade de explorar a tecnologia como ferramenta alternativa para dar resposta à tradicional reabilitação lhe ia valer o reconhecimento de – até agora – grande parte do mundo.

Mas assim é. Hoje, a SWORD Health já tem mais de 150 empresas como clientes e é, afirma em comunicado, uma das startups com “maior crescimento nos Estados Unidos no último ano”. Atualmente com mais de 250 trabalhadores distribuídos entre o centro tecnológico no Porto e os escritórios em Nova Iorque e Salt Lake City, nos Estados Unidos, a empresa assume a vontade de “recrutar 300 colaboradores em Portugal e globalmente durante os próximos meses”.

"Tem sido verdadeiramente gratificante ver o impacto que a Sword está a ter em milhares de pessoas em todo o mundo", afirma Virgílio Bento, adiantando que "com esta nova ronda de financiamento, vamos acelerar a criação de valor para os nossos clientes, à medida que continuamos a construir a principal solução digital para tratamento de patologias músculo-esqueléticas no mundo dos cuidados de saúde, disponível em qualquer lugar e para todos".

A solução da empresa consiste numa tecnologia que junta a inteligência artificial a sensores para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas. Desta forma, os pacientes podem fazer fisioterapia adequada às suas necessidades sem sair de casa. O potencial da ideia já valeu a injeção de mais de 320 milhões de dólares em várias rondas de investimento.

A Sapphire Ventures liderou esta ronda, com a participação de novos e atuais investidores, como a General Catalyst, a Transformation Capital, a Khosla Ventures, a Founders Fund, a Bond, a Green Innovations, entre outros.

Com este investimento, a SWORD Health junta-se à Farfetch, Outsystems, Talkdesk, Feedzai e à Remote como a sexta empresa de origem portuguesa – e a mais rápida - a chegar ao estatuto de unicórnio (startup avaliada em mais de um milhão de dólares).

Num relatório publicado em fevereiro, a The Startup Cities Alliance (SCALE) colocava a cidade portuense entre as 13 metrópoles europeias que serão o berço das 132 empresas unicórnio que vão nascer na Europa nos próximos anos.

Ainda recentemente, o estudo “Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report Portugal 2021” concluía que o Porto era o maior centro de startups do país.