Sociedade

Descubra o novo portal de informação geográfica sobre a cidade e explore os mapas interativos do Porto

  • Notícia

    Notícia

#Miguel_Nogueira_casario_Porto.jpg

O Município criou um novo Portal de Informação Geográfica do Porto, atualizado do ponto de vista gráfico e da organização dos mapas interativos, facilitando assim a consulta e navegação pelos utilizadores. Nesta plataforma pode, por exemplo, ter acesso ao inventário arbóreo da cidade e saber quais os imóveis classificados ou em vias de classificação na cidade. 

No seguimento do trabalho contínuo que tem sido realizado, a Câmara aprimorou o Portal de Informação Geográfica do Porto (mapas.cm-porto.pt), tornando-o mais apelativo e intuitivo, através de uma página que concentra informação geográfica diversa sobre o Município do Porto, subdividida por temas de modo a facilitar a experiência de consulta.

A nova plataforma está já adaptada a diferentes fontes de informação e respetivas ferramentas de exploração e, além dos conteúdos anteriormente disponibilizados, melhora a forma de acesso a essa informação, com novas ferramentas que permitem tornar a pesquisa mais ágil, de acordo com as diferentes temáticas.

Entre as novidades do dashboard, destaque para o inventário arbóreo da cidade, onde se identificam a localização, espécies e idades das árvores e até mesmo aquelas que são árvores classificadas.

Também a área de trânsito foi melhorada, disponibilizando informação como os condicionamentos que ocorrem na cidade, em tempo real.

O pedido de emissão de plantas topográficas de localização, online e gratuitas, pode ser efetuado a partir do novo Portal. Entre as funcionalidades, está ainda disponível para consulta o Plano Diretor Municipal (PDM) em vigor, a Carta dos Bens Patrimoniais, as Cartas Históricas Interativas, o património imóvel classificado na cidade e em vias de classificação, e o inventário dos Imóveis Municipais da Cidade.

Descubra o novo Portal de Informação Geográfica do Porto AQUI.