Política

Descarbonização é tópico em destaque no Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Executivo municipal ficou a conhecer, na reunião pública de segunda-feira, o Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2021, que destaca o tópico material “Alterações climáticas, eficiência energética e descarbonização”.

A apresentação do documento aos vereadores esteve a cargo do diretor municipal de Economia, Rui Monteiro, que salientou o facto de este ser o quinto relatório consecutivo apresentado pela Câmara Municipal do Porto. Um sinal de “transparência e rigor”, sublinhou.

“As principais novidades neste relatório são um maior envolvimento de stakeholders internos; destacar o tema da descarbonização do Porto; apresentar um maior detalhe no desempenho dos ODS das Nações Unidas; e apresentar maior volume de informação quantitativa”, notou Rui Monteiro, enaltecendo a alargada participação dos serviços municipais na elaboração do documento: “Contámos com a colaboração de 42 pivots e 31 managers, representando 32 entidades (24 unidades orgânicas e oito empresas municipais).”

Mantendo o mote “Cuidar do Porto. Cuidar do Mundo”, o Relatório de Desenvolvimento Sustentável traça uma perspetiva sobre as principais atividades desenvolvidas pelo Município durante o ano de 2021.

“O ano de 2021 fica marcado como o segundo ano em estado pandémico, evidenciando sinais claros de resiliência e recuperação, face aos impactos das alterações que a mesma provocou na economia, na esfera da vida social e nos níveis de inclusão na vida urbana. Ainda assim, o Porto representou o seu caráter de cidade resiliente, revelando que não se deixa abater. Tendo vivenciado nos últimos anos um momento ímpar de crescimento, prosperidade e dinamismo, apresentou a capacidade de encarar o desafiante contexto em 2021, garantindo a vida cultural e mantendo uma sustentabilidade financeira que não hipoteca o futuro”, pode ler-se a abrir o relatório.

Na sequência de um processo de auscultação, foram definidos os tópicos materiais a priorizar no Relatório de Desenvolvimento Sustentável: a temática “Alterações climáticas, eficiência energética e descarbonização” é abordada de forma destacada, seguindo-se a “Gestão responsável e desenvolvimento económico e financeiro”, em relação próxima com a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto “Pulsar”. Por fim, “Coesão Social” e “Envolvimento da comunidade” tiveram um reforço no conteúdo apresentado.

“O trabalho não termina aqui. Seguimos em permanente desafio com os objetivos propostos. É nesse sentido que o Município alinha a sua estratégia de desenvolvimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda das Nações Unidas para 2030”, vincou Rui Monteiro, destacando o “papel de exemplo e liderança da Câmara Municipal do Porto. O Pacto do Porto para o Clima é um excelente exemplo.”

O Relatório de Desenvolvimento Sustentável está dividido em quatro grandes capítulos onde se expõe a forma como o Município está a gerir o ecossistema da cidade: “O Nosso Município”, “A Nossa Cidade”, “A Nossa Comunidade” e “O Nosso Ambiente”. Consulte o documento na íntegra aqui.