Desporto

Desafios sobre a integridade no desporto discutidos em conferência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Palácio da Bolsa acolheu a conferência “ Integridade no Desporto – Os (novos) desafios”, no âmbito do evento Sport Integrity Week 2023, promovido pela SIGA (Sport Integrity Global Aliance), em 35 cidades de 21 países.

O presidente da Câmara do Porto participou na sessão de abertura, acompanhado pela vereadora do Desporto, Catarina Araújo, onde considerou “gratificante” e “oportuna” uma conferência que “pugna pela ética no desporto” e aborda valores essenciais como a “integridade, equidade, verdade desportiva, justiça e fair-play, valores que devem estar sempre presentes”.

Para Rui Moreira a “opacidade no desporto atrai os piores e afasta os melhores” e, por conseguinte, “ser conivente ou tão-só complacente com práticas desportivas desonestas, opacas ou viciadas significa desvirtuar aquilo que é a essência do desporto e minar assim a credibilidade de qualquer competição”, sublinhou o autarca.

Presente na abertura, Emanuel Medeiros, diretor executivo da SIGA – uma organização mundial destinada a promover a integridade no desporto – traçou um paralelismo entre os valores do Porto, ‘mui nobre, leal e invicta cidade’, e os do organismo que dirige.

O evento reuniu um painel de oradores ligados à indústria desportiva nacional e à justiça, com o objetivo de partilhar e debater as melhores práticas para a integridade e transparência no desporto, bem como a sua governação, fomentando a aculturação de um ecossistema desportivo sustentável e fiável.

A conferência foi organizada pela RBMS – Sociedade de Advogados, em parceria com a Sport Integrity Global Alliance Europe.