Urbanismo

Desafios das cidades em debate que juntou Porto, Lisboa e o Funchal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os desafios que as cidades enfrentam estiveram no centro da reflexão promovida na conferência SIL Cidades, realizada no primeiro dia do Salão Imobiliário de Portugal.

O painel “O Passado, o Presente e o Futuro das Cidades” contou com a participação dos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, de Lisboa, Carlos Moedas, e do Funchal, Pedro Calado, e foi moderada pela jornalista da SIC Rita Neves. Os autarcas debateram os trunfos e desafios das cidades para atrair investidores nacionais e estrangeiros, com enfoque no setor imobiliário.

Foram abordados temas como habitação, sustentabilidade, reabilitação e ambiente, áreas onde há novas oportunidades de negócio para dar respostas às atuais exigências das pessoas e das cidades.

Na primeira participação do Porto no maior salão imobiliário de Portugal, o presidente da Câmara do Porto apresentou as estratégias, o posicionamento e o ecossistema de investimento da cidade, lançando um olhar sobre o que se espera das cidades do futuro, que se constituem atualmente como centros de partilha, de inovação e de riqueza, com particular prioridade à atração de talentos.

De igual modo, Rui Moreira destacou os principais desafios que a cidade enfrenta ao nível da habitação, salientando as iniciativas municipais que procuram dar resposta ao nível do arrendamento acessível.

A sessão inaugural do SIL foi presidida pela secretária de Estado da Habitação, Marina Freitas, que foi também recebida no stand do Porto pelo vereador dos pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, e também presidente do conselho de administração da Porto Vivo, SRU, Pedro Baganha.

O SIL – Salão Imobiliário de Portugal encontra-se a decorrer até 15 de maio na FIL, em Lisboa. O Município do Porto marca presença neste certame através da empresa municipal Porto Vivo, SRU apresentando ao sector imobiliário as suas grandes áreas de atuação, nomeadamente a reabilitação urbana e as respetivas oportunidades de investimento, bem como a habitação, em particular no que respeita ao incremento do arredamento acessível na cidade.