Política

Deputados municipais aprovaram voto de pesar pelo falecimento de Alexei Navalny

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os deputados da Assembleia Municipal aprovaram por unanimidade, esta segunda-feira à noite, dois votos de pesar: um, pelo falecimento do opositor russo Alexei Navalny, apresentado pelo movimento "Rui Moreira: Aqui Há Porto", e outro, pelo ator José Lima, lembrado pelo Bloco de Esquerda. O primeiro mereceu, no entanto, alguns reparos por parte da bancada da CDU.

Maria Barbosa Ducharne, do movimento "Rui Moreira: Aqui Há Porto", lembrou que Alexei Navalny "destacou-se pela sua coragem na oposição aberta a Vladimir Putin. Denunciou com bravura os podres do regime russo, da corrupção à opressão e ao desrespeito continuado pelos direitos fundamentais. Foi um opositor sério, enérgico e profundamente corajoso".

"É de um ser humano de que falamos, mas é também de um símbolo de resistência na luta pela liberdade e pela democracia, na afronta da opressão e da tirania", acrescentou.

Todos os partidos associaram-se ao voto de pesar, ainda que o deputado da CDU Rui Sá tenha declarado que a sua bancada não concordava "com os considerandos da proposta". "Não nos curvamos perante a memória de Navalny, que, em vida, defendeu, posições relativamente ao nacionalismo e racismo e teve posições xenófobas", disse.

"Não podemos deixar de lamentar a morte de um homem, de exigir cabal esclarecimento sobre as circunstâncias da sua morte", sublinhou Rui Sá.

Ator José Pinto recordado

Também o BE apresentou um voto de pesar pelo ator José Pinto, que morreu aos 95 anos de idade. "Foi na cidade do Porto que se notabilizou como ator e onde grande parte da sua carreira teatral se desenvolveu, principalmente nas companhias históricas da cidade, TEP Teatro Experimental do Porto e Seiva Trupe – Teatro Vivo, mas também no Teatro do Bolhão e no Teatro Nacional S. João", recordou a deputada bloquista Susana Constante Pereira.

Depois da apresentação dos votos de pesar, a Assembleia Municipal respeitou um minuto de silêncio.