Ambiente

Depois da requalificação, Alexandre Herculano continua a plantar o futuro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_plantacao_de_3_tilias_2024_12.jpg

Andreia Merca

Mesmo sabendo que já não virão a "colher os frutos" ou a descansar de brincadeiras na sua sombra, os alunos do "liceu" Alexandre Herculano não hesitaram na missão de plantar o futuro no pátio da escola. Depois da requalificação do edifício, três novas árvores vão acolher, ali, as novas gerações de estudantes.

Com o apoio do Município do Porto e a presença do vice-presidente, Filipe Araújo, os exemplares de Tilia tomentosa foram erguidos naquela que é, igualmente, uma "eco-escola".

As tílias são árvores de importante valor ornamental, adequadas para as ruas e parques. A sua forte resistência reflete a sua frequente escolha para serem plantadas em ambientes citadinos.

amerca_plantacao_de_3_tilias_2024_15.jpg

O programa Eco-Escolas, da "Foundation for Environmental Education", é implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

No Porto, existem já 42 Eco-Escolas, que recebem um acompanhamento mais regular da parte do Município nas atividades promovidas pelo Plano Integrado de Educação-Ação para a Sustentabilidade. A ação de muitas delas foi já premida pela ABAAE.

Entre os objetivos do plano municipal estão o de contribuir para a literacia ambiental, a aquisição de novas competências e o saber fazer, bem como a promoção da aprendizagem com e na natureza.