Cultura

Depois da maratona na Baixa, soa a jazz o arranque do Porto Pianofest

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram sete horas ininterruptas, a duas ou quatro mãos, com o som do piano a ecoar a partir da Praça de D. João I na tarde de sexta-feira. A partir de hoje, e até 9 de agosto, o Porto Pianofest apresenta concertos de artistas consagrados e “futuras estrelas do mundo da música” em vários locais da cidade. A música começa – oficialmente – na Casa da Música, com o jazz do Clarice Assad Trio.

Em estreia em Portugal, o grupo que junta a célebre artista Clarice Assad, o percussionista Keita Ogawa e o guitarrista João Luiz Rezende, todos eles músicos de renome internacional e vencedores de Prémios Grammy, apresenta-se na Casa da Música, esta segunda-feira, às 19,30 horas para uma abertura que celebra a fusão entre música clássica, jazz, vanguarda, MBP e world music.

Durante a semana, há ainda para ouvir os espanhóis Josu de Solaun, premiado em 2021 com um International Classical Music Awards, e José Ramón Méndez, de regresso ao festival, e ainda o canadiano Jean Saulnier.

O fundador do Porto Pianofest, o pianista, compositor e diretor artístico Nuno Marques, define-o como “um evento de partilha, de intercâmbio, entre os artistas, a cidade e as pessoas, as de cá e as que nos visitam”.

Além dos concertos, a semana do festival faz-se também de masterclasses, conferências e residências artísticas. O Porto Pianofest é uma produção conjunta com Câmara do Porto e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.