Política

Delegação do Funchal vem ao Porto conhecer funcionamento das forças de segurança municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma delegação da Câmara do Funchal, liderada pelo presidente daquele município madeirense, Pedro Calado, foi recebida, esta terça-feira, nos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

A visita de trabalho prende-se com a intenção da Câmara do Funchal criar uma entidade de polícia municipal, tendo vindo ao Porto inteirar-se do funcionamento das estruturas de segurança e proteção civil municipais.

O comandante da Polícia Municipal, Superintendente António Leitão da Silva, fez a apresentação da força de segurança e das competências que lhe estão inerentes à delegação madeirense, da qual faziam igualmente parte Bruno Pereira, vereador com o pelouro da Proteção Civil, e Luís Nuno Olim, chefe de gabinete do presidente da Câmara do Funchal.

Da agenda de trabalhos constou uma visita ao Centro de Gestão Integrada (CGI), acompanhada, também, pelo chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto, Vasco Ribeiro. Atualmente, o CGI constitui o centro de coordenação operacional do Município do Porto, integrando várias entidades, tais como a Polícia Municipal, o Regimento Sapadores Bombeiros, a Proteção Civil municipal, a Mobilidade e Transportes, o Ambiente, Limpeza Urbana, a Polícia de Segurança Pública e segurança privada.

Recorde-se que, desde 2016, a Câmara do Porto tem vindo a colaborar de forma regular na área da Proteção Civil com a autarquia do Funchal, na sequência do envio de uma equipa multidisciplinar portuense para ajudar na avaliação das consequências dos incêndios que afetaram, de forma grave, aquela cidade e região, em agosto desse ano.