Economia

Delegação brasileira veio conhecer sistema de inovação implantado na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma delegação brasileira veio ao Porto para conhecer melhor as práticas promotoras de inovação e promover o intercâmbio entre os ecossistemas do estado brasileiro de Santa Catarina e da cidade do Porto.

Os 20 representantes da Sebrae de Santa Catarina foram recebidos nesta segunda-feira, nos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo. Acompanhavam também a comitiva o diretor do CEiiA by COLAB, Vladimiro Feliz, e membros da InvestPorto.

"A atividade económica da cidade advém da sua capacidade de empreender e inovar”, sublinhou Filipe Araújo e deu alguns exemplos de medidas municipais desenvolvidas nesse âmbito e centradas no cidadão, como, por exemplo, o Cartão Porto., o Porto Digital, o programa Porto com Sentido e ainda a InvestPorto.

A qualidade de vida como fator crucial de uma cidade, para além do seu ecossistema económico e de talento, e ainda a importância de aprender com outras cidades do mundo, trabalhando em rede, no que toca à inovação e desenvolvimento, foram paradigma destacados pelo vereador da Inovação e Transição Digital.

A delegação visitou, também, a Escola 42, uma academia de programação com um sistema de ensino distintivo, sem professores, sem horários, sem requisitos, sem propinas, aberta recentemente na Invicta.

Seguiu-se uma passagem pelo Porto Innovation Hub, o espaço físico da Porto Digital, onde foram apresentadas algumas iniciativas com o objetivo de transformar a relação entre os cidadãos e o Município como a estrutura Porto Digital (fibra ótica + wi-fi), a Toolbox para a Inovação e Transição Digital, o Guia para a Inovação, Explore.Porto.

A Sebrae de Santa Catarina opera, desde 1972, na área do desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. A entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a empregabilidade.