Sociedade

Déjà-Vu. Repetição e Diferença

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A partir deste
sábado, 26 de Setembro, a Biblioteca de Serralves recebe a exposição "Déjà-Vu. Repetição
e Diferença" que apresenta livros e edições de artista da sua coleção em
que formatos editoriais oriundos da comunicação social são confrontados com
edições de artista.


Parte da
exposição vai também mostrar o reverso deste tema: como designers,
publicitários e consultores plagiaram, transformaram e reeditaram a estética da
arte contemporânea, dela fazendo uso na sua cultura visual ao serviço do
marketing. Ambas as secções da exposição revelam estas correspondências
colocando lado a lado "cópia" e "original".


Vão ser
apresentadas publicações de artista desde os anos 1960 até à atualidade,
paralelamente a revistas, livros, catálogos industriais, jogos, manuais
escolares e enciclopédias do mesmo período.


Um dos
pontos altos da exposição será a apresentação do segundo volume do livro
recentemente redescoberto Ginza Haccho (1954), de Yoshikazu Suzuki. Esta
publicação, sobre arquitetura japonesa, será  mostrada juntamente com um
dos livros de artista mais icónicos da história da arte ocidental, Every
Building on the Sunset Strip (1965), do artista norte-americano Ed Rusha,
publicado 12 anos depois. Lado a lado, estas duas publicações em formato de
acordeão apresentam extraordinárias semelhanças. Coincidência ou inspiração?


A exposição
é comissariada por Guy Schraenen, consultor de Serralves para publicações de
artista e organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves.