Sociedade

Definição dos objetivos da juventude do Porto passa por cada uma das sete freguesias da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_arquitetos_01.jpg

Filipa Brito

A segunda ronda do Ciclo de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto, dedicada à definição de quais devem ser os objetivos da juventude do Porto, arranca na próxima sexta-feira, 15 de janeiro. A iniciativa consiste numa série de sete laboratórios participativos, que darão espaço às ideias dos jovens, e tem inscrições abertas.

Depois de, em dezembro, terem sido discutidas as propostas que levaram à cocriação do manifesto #YouthUpPorto, a Estratégia da Juventude do Porto 4.0, onde constam o conceito de juventude, a abordagem à juventude como oportunidade, valores, missão e visão para a futura estratégia, o projeto de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto dinamiza agora um segundo momento de apresentação de ideias, centrado nos objetivos da cidade para a juventude.

Dirigida a organizações de juventude da cidade e a jovens entre os 16 e os 30 anos, a iniciativa pretende conhecer as suas opiniões quanto às dimensões prioritárias a trabalhar nos próximos anos e as metas que gostariam de alcançar. A discussão passará por cinco dimensões: Objetivos Estratégicos da Câmara Municipal do Porto; Domínios-chave e temas-chave do Plano Nacional para a Juventude; Prioridades da Comissão Europeia 2019-2024; Objetivos de Juventude da União Europeia; e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Vai ser realizado um total de sete sessões, com um laboratório de caráter participativo por freguesia: Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (dia 15 de janeiro), Bonfim (16), Campanhã (20), Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (22), Lordelo do Ouro e Massarelos (23), Paranhos (29) e Ramalde (30). As sessões decorrem online, entre as 9,30 e as 18,30 horas.

As inscrições estão abertas a todos os jovens entre os 16 e os 30 anos (para a freguesia onde nasceram, vivem, estudam, trabalham ou que mais visitam) e a organizações de juventude da cidade. Podem ser feitas através do preenchimento do formulário.

Este projeto é desenvolvido pela Câmara do Porto e financiado pelo programa Erasmus+, através da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.