Habitação

Decorre o período de submissão de propostas de conceção para a construção de habitação coletiva em Faria Guimarães

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_predio_urbano_campo_de_espinheiro_01.JPG

Filipa Brito

O concurso público de conceção, publicado no dia 17 de abril, em Diário da República, com o objetivo de selecionar o projeto que irá ser construído no terreno localizado no gaveto entre as ruas de Faria Guimarães e do Covelo está a decorrer.

As propostas podem ser apresentadas num prazo de 60 dias, a contar da data de envio do concurso para publicação em Diário da República. Os prémios a atribuir, no âmbito deste concurso, que prevê a possibilidade de adjudicação do projeto de execução à proposta vencedora, são de 15 mil euros para o primeiro prémio, 10 mil para o segundo e cinco mil euros para o terceiro prémio. O júri poderá, ainda, atribuir dois prémios de participação, no valor de 500 euros, às propostas posicionadas no 4.º e 5.º lugar.

A publicação do procedimento poderá ser encontrada aqui. O valor base é de 440 mil euros.

Recorde-se que o terreno em causa pertencia, originalmente, ao Estado e veio à posse do Município do Porto, depois de um acordo firmado entre a Câmara do Porto e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

De acordo com o programa preliminar elaborado pelo Município, está prevista a construção de um edifício com cerca de 80 fogos, destinados ao mercado de arrendamento acessível, estimando-se o investimento total em mais de 14,5 milhões de euros.