Sociedade

“Declaração do Porto” junta cientistas internacionais no fortalecimento da investigação do cancro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_contra_cancro_20.jpg

Filipa Brito

Dezenas de cientistas internacionais participam hoje na Cimeira Europeia de Investigação na Área do Cancro 2021, que tem lugar no IPO do Porto. O ponto alto da conferência é a apresentação da “Porto Declaration on Cancer Research”, declaração que pretende encorajar as instâncias europeias no fortalecimento da investigação do cancro. Os trabalhos podem ser acompanhados através do canal de Youtube.

A apresentação oficial desta declaração europeia sobre investigação no cancro cabe ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e surge com o objetivo de reforçar a investigação oncológica no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do doente e ao impacto dos tratamentos na doença. A “Declaração do Porto” vai ao encontro do compromisso da Presidência Tripartida (Alemanha, Portugal e Eslovénia) em reduzir significativamente a mortalidade por cancro até 2030.

De acordo com a organização, a Cimeira Europeia de Investigação na Área do Cancro 2021 pretende “promover a discussão sobre investigação clínica em oncologia a nível europeu, focalizada no papel das infraestruturas de investigação de translação, ensaios clínicos e de prevenção, resultados em saúde e cooperação transatlântica”.

"Nos próximos anos, a Europa assistirá a um significativo aumento da incidência de cancro e a única forma de reduzir a mortalidade é investir na descoberta de novas formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, assim como na avaliação dos resultados destas intervenções", explica o presidente do IPO do Porto.

Nas palavras de Rui Henrique, esta cimeira “será uma oportunidade única de mostrar o compromisso de todos nós em combater eficazmente o cancro e salvar as vidas de milhões de cidadãos europeus”, assim como de afirmar o compromisso de Portugal no âmbito do novo Plano Europeu de Combate ao Cancro.

A iniciativa, coordenada pelo reconhecido professor e investigador na área do cancro, Julio Celis, reúne representantes de instituições europeias, decisores políticos, investigadores e médicos, num total de 25 palestrantes e 14 participantes de países como Espanha, Bélgica, Holanda, França, Suécia, Alemanha, ou Estados Unidos da América.

Estão também presentes a ministra da Saúde, Marta Temido, a comissária europeia para a Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, Claudio Sunkel, diretor do i3S, e Manuel Sobrinho Simões, diretor IPATIMUP.

Dinamizada pelo Porto Comprehensive Cancer Center, que resulta de um consórcio entre o IPO do Porto e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, a cimeira decorre no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e pretende dar lugar ao debate da importância das infraestruturas de investigação na área do cancro.