Decisores do Norte apelam ao Governo por valorização de novas rotas aéreas na região
Porto.
Notícia
DR
O grupo de trabalho para a Conectividade Aérea da Região Norte esteve reunido, esta terça-feira, na sede da CCDR-Norte, no Porto, contando com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. Em representação do Município, a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, lembrou a necessidade de se solucionar “a redução ou ausência de operações da TAP na região”.
Na presença do ministro das Infraestruturas, o grupo de trabalho, criado para propor à administração central mecanismos que valorizem a conectividade aérea do Norte, apresentou e debateu o programa "Connecting Porto & Norte".
O programa tem como propósito reforçar as ligações à região, através da atração de novas rotas e companhias, sobretudo em destinos estratégicos para as exportações regionais e o desenvolvimento turístico em mercados emissores de longo curso. O objetivo é, essencialmente, atrair investimento e fomentar as relações com a diáspora portuguesa.
Tal como explicou a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, “o grupo regional apresentou, ao novo Governo, uma proposta para a criação de um mecanismo que promova soluções sustentáveis, capazes de compensar a redução ou ausência de operações da TAP na região Norte, particularmente em mercados estratégicos como os EUA, o Médio Oriente e o Norte da Europa”.
Investimento no Aeroporto do Porto é “prioridade máxima”
De recordar que o grupo de trabalho, que reuniu pela primeira vez em junho de 2022, foi criado com o intuito de promover a consolidação da influência do Aeroporto Francisco Sá Carneiro em todo o noroeste peninsular, enquanto infraestrutura chave na coesão e competitividade da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
Neste sentido, o ministro das Infraestruturas garantiu que “o Governo atribui prioridade máxima ao reforço do investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro”, que considera ser uma “estrutura vital para a economia portuguesa”. Miguel Pinto Luz apelou ainda à Vinci “para acelerar as obras necessárias na infraestrutura”, que “deverão custar 50 milhões de euros”.
O encontro contou com a participação do presidente e vice-presidente da CCDR-Norte, António Cunha e Jorge Sobrado, respetivamente, do presidente do Conselho Regional do Norte, Nuno Vaz, do presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, do presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do vice-presidente da Associação Comercial do Porto, Álvaro Costa, da diretora executiva e do diretor da Associação do Turismo do Porto (ATP), Susana Ribeiro e Rui Alves.