Política

Debate sobre a diplomacia das cidades une o Porto a Atenas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

RM_Cimeira_Europeia_Universidade_Cultura_01.jpg

Rui Moreira participou no segundo debate “Public Diplomacy Talks”, promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia. O tema principal da conversa, que decorreu em formato online entre o presidente da Câmara do Porto e o presidente da Câmara de Atenas, Kostas Bakoyannis, e em que participaram ainda outros autarcas, concentrou-se no papel diplomático das cidades à escala global.

A conversa a quatro, mais precisamente reunindo os autarcas do Porto, de Atenas, e ainda os presidentes de câmara das cidades de Janina e Ioannina, teve como objetivo refletir sobre a relevância da diplomacia das cidades, “que estão a emergir como atores-chave” no plano internacional, assinala a organização do debate “City Diplomacy: Creating Global Networks”, ocorrido na semana passada, por iniciativa do vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Konstantinos Vlasis, e pelo secretário de Estado John Chrysoulakis.

Com efeito, e não tivesse sido este um debate que decorreu por videoconferência, os governantes locais estão conscientes de que o papel das novas tecnologias tem fomentado a aproximação entre cidades a uma escala global.

Essa aproximação tem, por conseguinte, resultado na identificação de desafios comuns, sendo os principais o combate às alterações climáticas e à pandemia por Covid-19. A partilha de experiências, sustentou o presidente da Câmara do Porto, que recentemente participou também num fórum promovido pela Eurocities, é uma “enorme vantagem”, assinalou Rui Moreira na conversa moderada por Nektaria Stamouli, jornalista de Antenas especializada em política local e em política externa.

O fórum anual “Public Diplomacy Talks (PD Talk)” é realizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia, desde 2020, “com o intuito de promover uma plataforma de diálogo vibrante, frutífera e da partilha das melhores práticas da diplomacia pública”.