Ambiente

De binóculos para ver uma dama de sete pintas capaz de ir ao espaço

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_joaninha_01.JPG

DR

Das cerca de cinco mil espécies de joaninhas que existem na natureza, a Coccinella septempunctata é a mais conhecida e vista em Portugal. E é, também, a protagonista do 24.º episódio “De binóculos no sofá” apresentado pela equipa de educação ambiental da Câmara do Porto.

A joaninha, ou, com maior reverência, Dama de Sete Pintas, dizem, é sinal de felicidade. Para ládas superstições, é um inseto extremamente útil para a agricultura. E nem as cores que exibe parecem ter sido deixadas ao acaso. Vermelho, sinal de perigo, é um aviso de que se serve para alertar os seus predadores. Quando o sinal não é respeitado, a joaninha liberta gotículas de um fluido amarelado e de cheiro desagradável. Outra tática que costuma resultar é simplesmente fingir-se de morta.

Além de presa, é predadora e os seus alvos são os insetos habitualmente nocivos para as plantas, sendo, por isso, uma forte aliada de agricultores e jardineiros ao ajudar a evitar o uso de produtos químicos no controlo de pragas. Daí, talvez, a associação de felicidade e boa sorte. Daí, de certeza, o ter-se tornado o símbolo da agricultura biológica.

Foi esta sua faceta que levou quatro exemplares – o John, o Paul, o Ringo e o George, batizados pela associação à banda britânica The Beatles (as joaninhas são da família dos besouros cuja palavra em Inglês é “beetle”), numa viagem ao espaço a bordo de um foguetão da NASA.

A experiência de controlo de pragas em gravidade zero não resultou, mas foi o mais alto que já voaram. Todas as outras viagens, por conta própria, não vão mais alto do que os mil metros ou mais longe do que os 20 km, ainda que possam chegar a uma velocidade de 60 km/hora. E, para isso, servem as asas de dentro.

Noutros episódios da série “De binóculos no sofá”, a equipa de Ambiente da Câmara do Porto observou o pisco de peito ruivo, a carriça, o amieiro, a camélia, salamandra-de-pintas-amarelas, o pardal ou o azevinho. Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do portal Porto. ou através das hashtags #ambientedescomplicado, #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.