Ambiente

De binóculos no sofá com a salamandra-de-pintas-amarelas

  • Notícia

    Notícia

DR_salamandra_de_pintas_amarelas.JPG

DR

Com uma peculiar coloração e o corpo repleto de um inconfundível padrão de manchas amarelas, não será difícil perceber a razão de este anfíbio ser denominado salamandra-de-pintas-amarelas ou salamandra-de-fogo – devido a um mito humano que acredita que ela vive e nasce no fogo.

No novo vídeo do programa De binóculos no sofá, criado pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, é possível conhecer esta e outras características deste singular animal.

O outono e a primavera são as melhores alturas do ano para vislumbrar este pequeno animal terrestre de hábitos noturnos, sobretudo em noites de chuva, quando estes aproveitam para sair dos seus esconderijos e procurar parceiros.

Pertencente à família salamandridae, este é um dos anfíbios mais fáceis de identificar no país graças ao seu aspeto físico, onde manchas de cor amarela contrastam com a sua pele negra.

Com cerca de 20 centímetros de comprimento e uma esperança média de vida que ronda os 20 anos de idade, a salamandra-de-pintas-amarelas pode ser facilmente encontrada na cidade do Porto, especialmente em zonas húmidas.

A sua reprodução acontece entre os meses de setembro e maio e são ovovivíparas, isto é, os embriões desenvolvem-se dentro dos ovos, que se mantêm dentro do corpo da progenitora, até que as larvas estejam totalmente formadas. Então nascem entre 10 a 15 girinos, que necessitam de estar na água para terminar o seu desenvolvimento, transformando-se posteriormente em adultos através da metamorfose.

Uma das curiosidades mais peculiares acerca deste animal é que, nos anos mais secos, em que não tem a possibilidade de libertar as suas larvas num charco, estas terminam a metamorfose dentro da barriga da mãe. Desta forma, quando nascem, já são jovens adultos, sem necessidade de água para se desenvolverem.

Embora tenham preferência por locais húmidos, alguns optam por viver em jardins e hortas, pois aí encontram alguns dos seus alimentos preferidos: lesmas, aranhas, lagartas e outros insetos.

Os vídeos dos serviços municipais do Ambiente continuam a cumprir a missão de transmitir, a pequenos e graúdos, conhecimentos e particularidades acerca de diferentes espécies e da vasta biodiversidade que nos rodeia.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.