Cultura

DDD estreia Rumor de Joana Providência sobre a obra de Christian Boltanski

  • Notícia

    Notícia

O Festival DDD - Dias da Dança, que está a decorrer desde 26 de abril nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos, entrou na reta final e tem ainda várias estreias para apresentar até ao próximo domingo. Uma delas é "Rumor", a nova criação de Joana Providência para o Teatro do Bolhão, que surge para honrar o registo e a pequena história.

Dando sequência aos trabalhos anteriores de Joana Providência, que têm como referências obras de artistas plásticos contemporâneos, esta coreografia inspira-se no universo visual e conceptual do francês Christian Boltanski (pintor, escultor, fotógrafo e realizador). Vai, contudo, mais além e mergulha numa viagem pela memória e identidade, nos pequenos registos individuais, de família ou mesmo dos presos políticos.  

A estreia de "Rumor" acontece às 22 horas de sexta-feira no Teatro Nacional São João, a cujo palco regressa pelas 19 horas de sábado e pelas 17 horas de domingo.

Entretanto, o DDD - que hoje mesmo apresenta "Peça feliz" de Miguel Pereira (19h00, no Palácio do Bolhão) e estreia também "Le Cri", a terceira peça da companhia francesa Dyptik sobre a revolta (22h00, no Auditório Municipal de Gaia) - tem reservada também para sexta-feira a estreia de "Documentário", uma peça coreográfica de Joclécio Azevedo acerca da compreensão do tempo presente (19h00, no Auditório Campo Alegre).

Antes, porém, há ainda ocasião para a masterclass do coletivo (La) Horde, no Rivoli, e outra da Cie. Dyptik, na Academia Sénior, em Gaia. E a noite de sexta-feira acaba (ou não...) novamente no Rivoli com a festa das Shuggah Lickurs.