Sociedade

Daniela Pereira encontra no Master.Spitch uma oportunidade de emprego

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Licenciada em engenharia mecânica, Daniela Pereira está à procura de emprego. Teve conhecimento de uma iniciativa de networking e marketing profissional dinamizada pela Câmara do Porto, através da Divisão Municipal de Talento e Promoção de Empregabilidade. Inscreveu-se e foi a grande vencedora da final do Master.Spitch 2022, que decorreu ontem no Teatro Rivoli.

Daniela Pereira venceu o prémio de “Melhor Pitch”. Em 90 segundos convenceu o painel de jurados, composto por representantes de departamentos de recursos humanos, comunicação e marketing de algumas empresas de referência no país. Venceu também o prémio eleito pelo público para o melhor Pitch.

Foram ainda distribuídos prémios simbólicos em diversas categorias: melhor CV (Viviana Almeida), CV mais original (Ester Barros), melhor Team Player (Ângelo Rocha), melhor presença online (Daniel Oliveira), prémio revelação (Paulo Bacalhau) e pitch mais original (Carolina Silva).

A edição 2022 do Master.Sptich teve 35 candidatos, que se apresentaram a 38 empresas e parceiros de negócios e 53 técnicos. Com esta iniciativa pretende-se apoiar os candidatos na definição do seu objetivo profissional, capacitando-os em competências-chave para o mercado de trabalho, tais como ferramentas de procura de emprego, fotografia profissional, comunicação verbal e não-verbal, gestão do tempo e do stress, networking e imagem e apresentação pessoal.

O Master.Spitch visa, igualmente, aproximar os candidatos do mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de, em 90 segundos, se apresentarem a uma plateia de empresas e a um painel de jurados, este ano composto por representantes de empresas de referência em Portugal (Banco Carregosa, Colep Packaging, Coverflex, Grupo Salvador Caetano e Impacting Group), com funções relacionadas com a Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing.

Antes da grande final, os candidatos passaram por um plano de formação e desenvolvimento pessoal e profissional – Skills Makeover –, de modo a desenvolverem as suas competências empreendedoras e de empregabilidade.

“Foi muito gratificante participar”

Daniela Pereira tem 23 anos e é licenciada em engenharia mecânica. Convenceu o júri para o melhor pitch e já conseguiu uma entrevista com uma das empresas participantes nesta iniciativa.

- O que a levou a concorrer ao Master.Spitch?
Vi que era uma boa oportunidade para conseguir criar relações com as empresas e dar-me a conhecer. Neste momento estou à procura de emprego e, aqui, queria ver se encontrava uma oportunidade naquilo que quero exatamente. A comunicação também me cativou porque é algo que gosto muito de fazer. Para além disso, experimentar mais um palco era uma experiência a enriquecer-me e fazer o networking para ver se consigo a oportunidade naquilo que quero.

- Que avaliação da sua participação?
Estou mais que satisfeita. Já tenho uma entrevista marcada, o que é muito positivo. Se tivesse de dar uma nota, de zero a dez, claramente dava… um onze. Foi muito gratificante, não só conhecer os formadores que nos acompanharam como os outros participantes, com feed back construtivos nos pitch uns dos outros de forma a conseguir transmitir a mensagem que queríamos.

- Que preocupações teve na criação do seu pitch?
Garantir que transmitia exatamente aquilo que quero, neste momento da minha vida, e tentar transmiti-lo com impacto. Ou seja, que o júri acabasse de ouvir todos os pitch e se lembrasse do meu. “Aquela rapariga que falou de…” foi a minha maior preocupação e, pelo vistos, causou impacto.