Cultura

Daniel Rodrigues expõe imagens da guerra na Ucrânia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Daniel_Rodrigues_exposicao_Ucrania_guerra_pelas_imagens.JPG

Daniel Rodrigues

Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo de 2013, na categoria Daily Life, tem acompanhado de perto o conflito na Ucrânia, registando através da sua lente as consequências humanas da guerra e os cenários de destruição no território ucraniano.

A reportagem documental do fotojornalista será apresentada, no próximo dia 7 de junho, pelas 17 horas, no Palácio da Bolsa, numa iniciativa especial promovida pela Associação Comercial do Porto (ACP) com o título “Ucrânia - A guerra pelas imagens nos media”. À apresentação de Daniel Rodrigues, segue-se um painel de debate com a presença de três observadores privilegiados do conflito ucraniano: Sandra Dias Fernandes, professora de Relações Internacionais da Universidade do Minho, o correspondente da RTP em Moscovo, Evgueni Mouravitch, e o antigo Embaixador português na ONU, Francisco Seixas da Costa. A moderação estará a cargo de Fernando Rodrigues Pereira, consultor de comunicação da Fundação de Serralves.

“Queria ver e poder mostrar ao mundo o que se passa lá pelo meu olhar”, refere o fotojornalista, em comunicado divulgado pela Associação Comercial, acrescentando: “o que acabei por encontrar foi muito mais arrepiante do que esperava. “Ainda hoje, depois de duas viagens à Ucrânia, não consigo entender o porquê de uma guerra assim em pleno século XXI”.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, através da página oficial da Associação Comercial do Porto.