Desporto

Dani Sordo é o grande vencedor da Porto Super Special Stage

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O piloto espanhol Dani Sordo, da equipa Hyundai, é o grande vencedor da Porto Super Special Stage, prova que integra a 54.ª edição do Rally de Portugal, e que se disputou ao final da tarde deste sábado, em redor do Forte de São João Baptista. Sem público, mas com a mesma emoção de sempre. Veja as imagens.

A classificativa que conta para o Mundial de Ralis trouxe um brilho especial ao final de tarde da frente marítima da Foz do Douro. Se o vento que se fez sentir foi algo incómodo para quem pode assistir das suas varandas, não chegou ao outro lado do ecrã, onde a maioria do público se fez sentir presente, seguindo a transmissão em direto através da RT2 ou SportTV2.

Desportivamente, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) foi o mais rápido a cumprir os 3,3 quilómetros da Super Especial desenhada na Foz do Douro, recuperando quase seis segundos ao líder da prova, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris). Os dois pilotos vão partir para o último e decisivo dia do Rally de Portugal separados por apenas 10,7 segundos.

“Tive um bom ‘feeling' na especial”, disse, no final, o piloto espanhol, que confessou estar com alguns problemas no motor do seu Hyundai, pelo que nunca desligou o carro desde a sua chegada à Foz, com receio que ele não voltasse a pegar.

Depois de chegar a passar pela liderança da prova no primeiro dia, sexta-feira, Dani Sordo é agora a única esperança da Hyundai na luta pela vitória na etapa portuguesa pontuável para o Mundial de Ralis. O seu colega de equipa, o estónio Ott Tanäk (Hyundai i20), desistiu durante a tarde, na segunda passagem pela classificativa de Amarante, devido a uma falha na suspensão traseira do seu i20, quando seguia destacado na liderança.

Sem ritmo para se conseguir imiscuir na luta pelo triunfo, Sébastien Ogier, o atual campeão em título e líder do Mundial, continua a escalar lugares na geral e já é terceiro classificado, embora a 1m04,2s de Elfyn Evans, seu companheiro de equipa na Toyota.

“Foi um dia difícil para nós, mas continuamos a subir na classificação”, frisou o piloto francês, que na Super Especial do Porto ainda deixou o motor do seu Yaris desligar-se numa das duas zonas de piões, cedendo 5,3 segundos para o vencedor. Ogier vai largar para a última etapa com apenas 1,5 segundos de vantagem sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota).

O jovem prodígio francês da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux (Ford Fiesta), aproveitou a classificativa da Foz do Douro para subir ao quinto lugar da geral, por troca com o britânico Gus Greensmith (Ford Fiesta), por 6,4 segundos.

Para este domingo, estão previstas mais cinco classificativas, num total de 49,47 quilómetros, incluindo duas passagens por Felgueiras, uma por Montim e duas por Fafe, a última das quais em regime de Power Stage, com 15 pontos extra para os cinco mais rápidos. É nessa pontuação que vão apostar os já desistentes Ott Tanäk e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20).

Prova superada também ao nível da organização

A Porto Super Special Stage foi também uma prova exemplar ao nível da organização, com a população a respeitar as regras definidas e os percursos recomendados, não se tendo registado qualquer incidente.

Para este resultado, contribuiu o plano de mobilidade que foi comunicado com antecedência, preparado pelos serviços municipais da Mobilidade, em coordenação com as equipas da PSP e da Polícia Municipal, e o Automóvel Club de Portugal (ACP). O esquema de circulação implementado garantiu que moradores e comerciantes da zona da Foz do Douro, onde a prova de realizou, não fossem ao longo da última semana afetados pela logística que uma prova desta natureza envolve.

Hoje, Dia D, o trânsito na marginal fluiu com normalidade, comprovando que os desvios estabelecidos e as orientações das autoridades no local também contribuíram para o sucesso desta operação.

Transmitida em 55 países, a Porto Special Street Stage teve um alcance de centenas de milhões de espectadores.