Dança e teatro unem-se no maior festival de artes performativas do país
Notícia

As sinergias de dois grandes festivais DDD e FITEI trazem de 24 de abril a 25 de maio o que de melhor se cria em dança e teatro a nível nacional e internacional ao Porto e a várias cidades do Norte do país, nomeadamente, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo.
A programação inicia-se já dia 24 deste mês com o DDD - Festival Dias da Dança (24 de abril a 12 de maio) e segue depois com o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (8 a 25 de maio), incluindo uma semana comum com programação nacional (8 a 12 de maio) e um especial foco no Brasil ao longo de ambos os festivais.
No total vão realizar-se 66 espetáculos, com a presença prevista de uma centena de programadores vindos do estrangeiro para ver o trabalho de cerca de 650 elementos envolvidos nos vários momentos do DDD+FITEI.
No caso do DDD, destaque para as estreias nacionais de "Looping: Bahia Overdub", de Felipe de Assis, Leonardo França & Rita Aquino, "Acordo", de Alice Ripoll/Cia. Rec; e "Fúria", de Lia Rodrigues.
A oferta do DDD está agrupada nas vertentes DDD IN (espetáculos em sala), DDD OUT/Corpo+Cidade (espetáculos no espaço público), DDD Extra (atividades paralelas, incluindo workshops) e DDD Pro (workshops para profissionais).
Quanto ao FITEI, de entre os 11 espetáculos internacionais e 14 nacionais, "Ella sobre Ella", da uruguaia Marianella Morena, "Yo escribo, Vos dibujás", do argentino Federico León, e "Don Juan esfaqueado na Avenida da Liberdade", de Pedro Gil sobressaem da programação geral. Enquadradas no Foco Brasil, segue-se as apresentações de "Preto", de Márcio Abreu, "Odisseia", pela companhia brasileira Hiato, e "Democracia", do brasileiro Felipe Hirsch.
O DDD+FITEI 2019 vai ter como centro operacional o Teatro Rivoli, onde funcionarão também a bilheteira central DDD e o Meeting Point DDD+FITEI, sendo este no Café Rivoli, que proporcionará cruzamento de artistas, criadores e público em ambiente descontraído.
Estão também já disponíveis várias formas de aceder aos espetáculos, nomeadamente através de passes com preços mais vantajosos, como o caso do passe de 33 euros para três espetáculos DDD e outros três FITEI (todos do Foco Brasil), o passe de sete bilhetes DDD com 50% de desconto e o passe de cinco bilhetes DDD com 20% de desconto.
Além disso, foi previsto estacionamento gratuito no centro comercial La Vie Porto Baixa (junto ao Mercado Temporário do Bolhão) para os detentores de bilhetes para os espetáculos DDD.