Cultura

Dan Daw subverte a realidade e apresenta espetáculo onde celebra o corpo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

teatro_municipal_porto.jpg

DR

Nos dias 22 e 23 de março, às 19h30, Dan Daw apresenta o espetáculo “The Dan Daw Show”, no Teatro Campo Alegre. Um espetáculo sobre cuidado, intimidade e resiliência e revindicação.

Dan Daw cresceu com a narrativa de que tinha “nascido com o corpo errado” e de que “nunca poderia ser bailarino”. No entanto, ainda durante o seu crescimento percebeu que gostava da possibilidade de trabalhar com o seu corpo, tendo feito parte da companhia de dança Candoco, no Reino Unido. Desde então, criou espetáculos autobiográficos, sendo “The Dan Daw Show” o mais recente.

Depois de ter passado a vida a ser uma inspiração para outros, Dan agarrou a oportunidade de se inspirar a si mesmo. O bailarino australiano, que faz de si próprio, é acompanhado pelo intérprete Christopher Owen num serão íntimo de jogo. Recupera o poder ao ser dominado nos seus próprios termos. Em palco, o criador australiano torna-se vulnerável — o contrário da sua forma de ser no mundo exterior.

Numa entrevista ao The Guardian, em setembro de 2021, Dan Daw afirma que “depois de anos a odiar e a rejeitar o meu corpo, com este espetáculo estou a celebrá-lo pela primeira vez e é libertador da forma mais espetacular”.

Antes das apresentações, haverá uma sessão de acesso pré-espetáculo, a partir das 18h00.

O objetivo destas sessões é oferecer uma resposta o mais flexível e individualizada possível a todas as pessoas presentes, que poderão, nomeadamente, experienciar a luz mais intensa ou o som mais alto do espetáculo. Esta iniciativa destina-se a todas as pessoas com necessidades específicas de acesso que possam beneficiar de estar no espaço previamente e de saber mais sobre o espetáculo, ou que possam sentir-se ansiosas com o conteúdo do espetáculo ou com a ida ao teatro.

Estas sessões, conduzidas pela equipa artística e com interpretação em português, irão acontecer no foyer do Auditório.

No sábado, dia 23, elementos da equipa artística, Dan Daw e Sarah Blanc, irão orientar uma masterclass de duas horas, destinada a profissionais ou estudantes avançados de dança.

Esta masterclass será uma antevisão da nova criação, “Exxy, na qual o criador explora a coreografia de grupo e o que significa trabalhar em conjunto para um espetáculo com movimento em uníssono, com corpos diferentes. Esta masterclass será falada em inglês e é gratuita mediante inscrição para bilheteira.tmp@agoraporto.pt