Economia

(D) de Eficiência dinamiza experiência de integração no mercado de trabalho ainda mais imersiva

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Atividade_final_Projeto_D_Eficiencia_10.JPG

Filipa Brito

Em 2024, o projeto (D) de Eficiência assume uma nova estratégia para a valorização e promoção das competências de empregabilidade das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, estimulando a criação de condições mais favoráveis à sua integração no mercado de trabalho. Ações da iniciativa "Mergulha na diversidade e inclusão" acontecem em abril, na Exponor, e as inscrições para empresas já estão abertas.

Através de uma metodologia on the job imersiva, esta edição potencia uma maior aproximação entre empresas, profissionais com deficiência e/ou incapacidade e organizações do concelho do Porto que dão apoio ao emprego inclusivo.

As empresas podem participar neste movimento de diversidade, equidade e inclusão de duas formas distintas, mas complementares:

  • 12 de abril | Dia imersivo de capacitação para a diversidade e emprego inclusivo. Ao longo de um dia intensivo potenciar-se-á a informação sobre os apoios existentes à contratação de pessoas com deficiências e/ou incapacidade e o networking entre as empresas e organizações da cidade do Porto que dão apoio ao recrutamento inclusivo;
  • 17, 18 e 19 de abril | Duo Days: As empresas da cidade terão a possibilidade de acolher, em contexto de trabalho, e ao longo de três dias, uma pessoa com deficiência e/ou incapacidade, previamente selecionada para participar. A empresa deverá, para isso, identificar um tutor que possa acompanhar o profissional com deficiência e/ou incapacidade ao longo desta experiência.

A premissa é simples: nos Duo Days, todos ganham: as empresas conseguem conhecer novos talentos, aumentando a sua pool de recrutamento, e os profissionais com deficiência e/ou incapacidade têm uma oportunidade para explorar o mercado de trabalho e desenvolver competências de empregabilidade, facilitadoras do seu processo de integração profissional.

As inscrições das empresas são gratuitas, mas limitadas a dois participantes por entidade.

Organizado pela Câmara do Porto, o (D) de Eficiência é uma colaboração com a Associação Empresarial de Portugal, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Politécnico do Porto e a Universidade do Porto.