Cultura

Curta-metragem filmada no Porto é candidata ao César

  • Notícia

    Notícia

#DR_entre_sombras.jpg

A película "Entre Sombras", que Alice Guimarães e Mónica Santos rodaram no Porto, está nomeada para Melhor Curta-Metragem de Animação nos prestigiados

Prémios César da Academia Francesa de Cinema (Académie des Arts et Techniques du Cinéma), cuja 44.ª edição se realiza a 22 de fevereiro na Sala Pleyel (Paris), com transmissão direta no Canal+.

Coproduzida pelo estúdio de animação Animais AVPL com a produtora francesa Vivement Lundi ! e a portuguesa Um Segundo Filmes, "Entre Sombras" é uma animação em stop motion com recurso à técnica da pixilação, inspirada nos elementos dos filmes noir e tem como cenário a cidade do Porto nos anos 40, envolvida em mistério e jogos de sombras.

A história, narrada por Margarida Vila-Nova, acompanha a funcionária de um banco (Sara Costa) onde se depositam corações, numa aventura em busca de um coração roubado. Os vários perigos que enfrenta, na companhia de um homem misterioso (Gilberto Oliveira), conduzem-na a um dilema: dar o seu coração ou guardá-lo para si.

Distribuído pela Agência da Curta Metragem, "Entre Sombras" teve estreia mundial em junho de 2018 no Festival Animafest Zagreb e, em julho, teve a estreia nacional no Curtas Vila do Conde, tendo sido distinguido em ambos os festivais com o Prémio do Público. Desde então, foi também premiado um pouco por todo o mundo, com particular destaque para o Prémio Especial do Júri no Hiroshima International Animation Festival (Japão), a Menção Especial do Júri Jovem e o Prémio do Público no Curta Cinema (Brasil), o Prémio do Júri Jovem "Cidade de Montpellier" no Cinéma Méditerranéen Montpellier (França), o Prémio Melhor Animação e Menção Honrosa do Júri Imprensa CISION nos Caminhos do Cinema Português e Prémio do Público no âmbito do Prémio Nacional de Animação 2018 da Casa da Animação.