Cultura

Curta-metragem de João Gonzalez selecionada para o festival de Melbourne

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Joao_Gonzalez_Ice_merchants_filme_premiado_Cannes.JPG

João Gonzalez

O ano tem sido fértil em prémios para o jovem realizador portuense João Gonzalez. Com a curta-metragem "Ice Merchants", a sua primeira obra profissional, foi o primeiro realizador português de animação a ser premiado no Festival de Cannes (Prémio do Júri – "Leitz Cine Discovery Prize, da Semana da Crítica). Seguiram-se distinções também em Guadalajara (México) e no Curtas de Vila do Conde.

“Ice Merchants”, conjuntamente com os filmes "Fogo-Fátuo", de João Pedro Rodrigues, e "Diários de Otsoga", de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, está entre as obras de produção e coprodução portuguesa selecionadas para o 70.º Festival de Cinema de Melbourne (Austrália), a decorrer de 4 a 21 de agosto nas salas de cinema, prolongando-se até 28 daquele mês com algumas sessões online na Austrália.

João Gonzalez nasceu no Porto, em 1996. Define-se como realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez o mestrado na Royal College of Art (Reino Unido) depois de terminar a licenciatura na Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto. Nestas duas instituições realizou os multipremiados filmes de animação “Nestor” e “The Voyager”, que, em conjunto, arrecadaram mais de 20 prémios nacionais e internacionais. "Ice Merchants" é a sua primeira obra profissional a ser também reconhecida internacionalmente.

“Não nos falta o reconhecimento internacional. Não sou, de todo, pioneiro. Sou só mais um que está a aproveitar o caminho desbravado pelos grandes nomes da animação nacional”, afirmou recentemente, ao Porto., (Conversas Sub-30), João Gonzalez.