Cultura

Curta de Basil da Cunha comissariada pelo Batalha vence Melhor Filme em Clermont-Ferrand

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_premio_curta_metragem.gif

Basil da Cunha

"2720", de Basil da Cunha, — comissariado e coproduzido pelo Batalha Centro de Cinema, no âmbito da retrospetiva dedicada ao realizador luso-suíço — venceu, este sábado, o Prémio de Melhor Filme Europeu no festival de cinema de Clermont-Ferrand (França), um dos mais importantes dedicados à curta-metragem. No seguimento desta distinção, o filme será candidato aos nomeados para a 37.ª edição dos Prémios Europeus de Cinema.

A narrativa acompanha Camila, de sete anos, que parte em busca do irmão desaparecido após uma rusga policial, e Jysone, que, em liberdade após cumprir uma pena de prisão, percorre o bairro à procura de boleia para o emprego.

A coprodução luso-suíça tem como cenário o Bairro da Reboleira, em Lisboa, e o elenco é composto por habitantes do local.

O filme integra o catálogo de obras distribuídas pela Agência da Curta-Metragem e foi premiado em festivais como Oberhausen (Prémio FIPRESCI — Federação Internacional de Críticos de Cinema), Kurzfilmtage Winterthur (Melhor Filme Suíço) e Curtas Vila do Conde (Prémio Melhor Realizador Português e Prémio do Público).