Cultura

Curso online dá a conhecer uma outra faceta da obra de Álvaro Siza

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_livro_siza_vieira_sao_vitor_03.jpg

Miguel Nogueira

Expondo a obra de Álvaro Siza Vieira, bem como as ideias que lhe estão subjacentes, as Bibliotecas Municipais do Porto organizam um curso online intitulado “A arquitetura de Álvaro Siza: textos, projetos e obras”. As sessões decorrem durante fevereiro, sempre às quintas-feiras, entre as 18 e as 20 horas. A inscrição obrigatória pode ser feita até terça-feira.

É uma oportunidade para conhecer, a fundo, as obras construídas pelo aclamado arquiteto, partindo de projetos não realizados, como também de escritos – que muitas vezes acompanharam a sua publicação – e ainda de entrevistas e outros textos redigidos em circunstâncias variadas do percurso profissional do português, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Arquitetura de Espanha.

Conduzidas por Carlos Machado, professor do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), as aulas, que adotam um formato online face às circunstâncias, vão possibilitar confrontar os projetos arquitetónicos desenvolvidos por Álvaro Siza, ao longo da sua carreira, com o mesmo pensamento expresso através das suas palavras.

Numa altura em que o arquiteto português mais premiado de sempre se prepara para dar à cidade do Porto mais um espaço cultural, numa colaboração com a Livraria Lello, este é o momento ideal para os estudiosos da área, ou simples apreciadores do seu trabalho, conhecerem uma outra faceta do espólio do vencedor do Prémio Pritzker (1992), que se formou na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Com a duração de duas horas semanais, estas sessões de apresentação dos projetos – realizadas nos dias 4, 11, 18 e 25 de fevereiro – serão acompanhadas da projeção de imagens (desenhos e fotografias).

O curso online tem o custo de 7 euros (3 euros para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto) e as inscrições decorrem até terça-feira, dia 2 de fevereiro.