Cultura

Curso convida a conhecer a história da formação de Portugal

  • Notícia

    Notícia

#mno_muralha_fernandina.jpg

Miguel Nogueira

Entre os dias 12 e 28 de janeiro, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett acolhe um breve curso intitulado “A Formação de Portugal séculos XIII – XIV”. Dividido em quatro momentos, as sessões decorrem entre as 18 e as 20 horas e a inscrição obrigatória pode ser submetida até ao dia 11 deste mês.

Para quem tem interesse pela história de Portugal, ou simplesmente gostaria de conhecer algumas curiosidades acerca dos fatores que contribuíram para a constituição do nosso país, entre os anos de 1200 e 1300, este curso representa uma oportunidade para aprofundar conhecimentos.

Levadas a cabo pelo medievalista e professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Luís Carlos Amaral, as aulas têm a duração de duas horas e realizam-se nos próximos dias 12, 19, 26 e 28 de janeiro.

Durante estas sessões será possível compreender de que forma, a partir de meados do século XIII, houve um “esforço na construção das bases do ‘Estado’ e na consolidação da independência do reino. Plenamente integrado no espaço ibérico e cada vez mais relacionado com as monarquias de além-Pirenéus, Portugal viveu de forma intensa a complexa e demorada crise que atravessou a Europa nas derradeiras centúrias da Idade Média”, pode ler-se no enunciado do curso.

Numa análise a este período, os participantes poderão ainda perceber como se iniciou “o processo que hoje designamos por expansão europeia e que teve no reino português um dos atores primordiais”.

O curso tem o custo de 10 euros (5 euros para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto) e a inscrição pode ser feita aqui.