Urbanismo

Curso apresenta património e construção tradicional do Porto a grupo internacional de jovens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_porto_27.JPG

Porto.

Lote de atividades subordinadas ao tema “Conservação dos elementos originais para preservar a autenticidade do património urbano do Porto” concentra-se na área da Ribeira.

Ao longo dos próximos dez dias, a APRUPP – Associação para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património vai dar a conhecer a construção tradicional do Porto através de um curso de formação em património direcionado ao público jovem.

Parte integrante do Programa de Voluntários do Património Europeu 2021, este curso teve início nesta terça-feira e vai decorrer até ao dia 21 de outubro. Nele, cerca de 20 jovens de diversas nacionalidades e diferentes áreas profissionais vão ter a oportunidade de obter conhecimento técnico sobre o património do Porto. O objetivo da organização é dar a compreender as transformações que estão a ocorrer, quer do ponto de vista da arquitetura, quer funcional, mas também sensibilizar para o seu carácter excecional, potenciando boas práticas de reabilitação.

O programa estará concentrado na área da Ribeira e prevê o desenvolvimento de vários workshops sobre a reabilitação de elementos singulares do edificado do centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial. A iniciativa visa promover debates alargados onde se compreendam dificuldades e sucessos na reabilitação, e também visitas técnicas para que os participantes tenham uma visão alargada de todos os intervenientes que podem, de alguma forma, contribuir para uma imagem de cidade como núcleo histórico sustentável do ponto de vista da preservação dos seus valores arquitetónicos.

Esta ação, apoiada pela Câmara do Porto através da Porto Vivo, SRU, está listada na campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) World Heritage Volunteers 2020-2021, sendo a única a realizar-se em Portugal no âmbito desta iniciativa.