Sociedade

Cultura na cidade durante a manhã e propostas para não sair de casa de tarde

  • Notícia

    Notícia

mno_expo_diana_policarpo_galeria_07.jpg

Miguel Nogueira

Neste sábado e domingo, o “Porto.” reúne um conjunto de sugestões culturais que vão permitir deambular pela cidade durante as manhãs ou, se preferir, permanecer no conforto e segurança do seu lar, mas ligado ao meio online com propostas para toda a família, cumprindo assim o recolhimento obrigatório imposto durante os próximos dias.

Com a previsão de condições meteorológicas adversas e mantendo-se em vigor todas as restrições adotadas durante o atual Estado de Emergência, continua a ser primordial o dever de permanência em casa. No entanto, durante as manhãs de fim de semana, até às 13 horas, é possível desfrutar de exposições e espetáculos em alguns espaços da cidade, sempre em concordância com as atuais medidas de prevenção estipuladas.

Exposições

Inaugurou, nesta sexta-feira, na Galeria Municipal do Porto, a exposição “Nets of Hyphae” de Diana Policarpo com curadoria de Stefanie Hessler, diretora da Kunsthall Trondheim. A mostra – composta por trabalhos em vídeo, animação, têxteis e ambientes sonoros – pode ser visitada neste sábado e domingo, entre as 10 e as 12,30 horas.

A exposição “Culturas e Geografias”, que reúne 250 peças arqueológicas e etnográficas representativas das primeiras civilizações humanas, assinala um ano de portas abertas e, para celebrar, o Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto vai ter entrada livre nas manhãs deste fim de semana. Haverá ainda visitas guiadas gratuitas, às 10, 11 e 12 horas.

Espetáculos

Neste sábado, pelas 11 horas, o Teatro Nacional São João apresenta a última sessão do espetáculo “talvez... Monsanto”, de Ricardo Pais. Um concerto composto por figurações, que celebra os cânticos e os embalos do meio rural.

Em pleno mês de festividades, a Alfândega do Porto acolhe a experiência audiovisual imersiva “O Fabuloso Circo de Natal”. Recorrendo a animações e hologramas projetados, o espetáculo transporta o público para uma verdadeira tenda de circo com números artísticos representados por animais. Neste sábado e domingo de manhã há sessões às 10, 11 e 12 horas.

Propostas para desfrutar em casa

Está disponível, no site do Teatro Municipal do Porto, o primeiro exemplar do projeto do PAR(S) -Artes Performativas e Imagem Online, a nova aposta de programação do teatro criada exclusivamente para plataformas digitais. O primeiro vídeo, intitulado “Ø ilha”, resulta de uma parceria entre a realizadora Cláudia Varejão e a coreógrafa e bailarina Joana Castro.

“Água viva/Terra viva” é a nova exposição virtual para ver no site do centro comercial Alameda Shop & Spot, durante o mês de dezembro. O desafio humorístico reúne cerca de 40 cartoons de artistas de todo o mundo, que refletem e retratam uma grave preocupação mundial: a crise da água potável.

Os programas do ambiente, criados pela equipa de Educação Ambiental do Município do Porto, continuam a disponibilizar no canal de Youtube do “Porto.”, semanalmente, novos episódios a pensar em toda a família. Desde dicas úteis para pôr em prática no jardim e vasos que tem em casa, conhecimentos sobre a biodiversidade que nos rodeia, ou até mesmo trabalhos manuais e histórias didáticas para os mais novos.

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Ó! Galeria apresentam a exposição “Cosmos: Uma Nova Odisseia Ilustrada”. Partindo da icónica série televisiva dos anos 1980, “Cosmos: uma viagem pessoal”, de Carl Sagan, esta mostra reúne a perspetiva de 13 ilustradores e o resultado final pode ser visto presencialmente na galeria ou então online no site do Planetário do Porto.