Cultura

Cultura em Expansão termina com "a·jun·ta·men·to" no Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_A_JUN_TA_MEN_TO.JPG

DR

Criado e dirigido pelo coletivo artístico ondamarela, “a·jun·ta·men·to” sobe a palco no sábado, dia 18 de dezembro, às 19 horas, e tem entrada gratuita.

Depois de seis meses de programação regular, o Cultura em Expansão encerrará a sua oitava edição com o espetáculo resultante de um projeto de residência que juntou o coletivo ondamarela a participantes dos quatro territórios centrais do programa municipal – Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã. Sob o nome “a·jun·ta·men·to”, o projeto pretende explorar os elementos em comum, os elos que formam as pessoas que se juntam, que olham, que veem e que sentem.

“Há algo em comum entre as pessoas que se juntam, que se encontram no mesmo local ao mesmo tempo. Mas olharão para a mesma coisa? Verão o mesmo? Sentirão algo parecido?” pode ler-se na sua sinopse. Contando com participantes de diferentes coletividades portuenses – Associação de Ludotecas do Porto, Grupo Operário do Ruído, Officina de Teatro Popular, Orquestra Mundo em Campanhã, S.O.T.A.O. Teatro –, o projeto remonta ao início de 2020, quando decorreram os primeiros encontros/ensaios, que acabariam por ser interrompidos, em virtude do primeiro confinamento obrigatório. Com a discussão em torno da proximidade, do “ajuntamento” a tornar-se pública, constante, omnipresente, o trabalho deste grupo passou, então, para uma partilha virtual dos desejos, angústias e emoções que todos sentiam em confinamento. Passados quase dois anos, e após um trabalho de proximidade nos últimos meses, o espetáculo final será agora apresentado ao público, tendo como base as partilhas feitas ao longo desses meses, pondo em palco a ideia de que se faz arte com tudo, com o dia-a-da, com as pessoas e com o seu olhar.

Com ele, chega ao fim mais uma edição do Cultura em Expansão que, durante o ano de 2021, trouxe ao Porto – com especial foco em Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã – cerca de sete dezenas de espetáculos de acesso gratuito, da dança à performance, à música e ao teatro, com uma forte aposta nos projetos de criação e residências artísticas juntos das populações residentes nestes territórios.

A entrada no espetáculo “a·jun·ta·men·to” é gratuita, mediante o levantamento de bilhetes (até dois por pessoa) no dia 18 de dezembro, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. No seguimento das novas medidas da Direção Geral da Saúde (DGS), a partir de quarta-feira, dia 1 de dezembro, para assistir a espetáculos do Cultura em Expansão é necessário apresentar certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado nas 72h antes do espetáculo; teste antigénio realizado nas 48h antes do espetáculo; não são admitidos autotestes).