Cultura

Cultura em Expansão: teatro na Corujeira e música na Bouça

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_o_vaqueiro_que_nao_mentia.JPG

DR

Quase a terminar a primeira parte da programação prevista para 2022, o Cultura em Expansão apresenta mais um concerto na Associação de Moradores da Bouça – Jérôme Noetinger & a dupla @c – e uma peça na Praça da Corujeira – “O vaqueiro que não mentia” do Teatro Tuk-Tuk.

Figura central na improvisação europeia, Jérôme Noetinger é compositor, improvisador e artista sonoro, focando o seu trabalho em mecanismos electro-acústicos. Na sua lista de colaborações, destacam-se nomes como Lionel Marchetti, Michel Doneda, Lê Quan Nihn, Emmanuel Petit ou Keith Rowe. Por sua vez, @c é o nome com que assina a dupla composta por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela que, desde 2000, colaboram no desenvolvimento de música, arte sonora, instalações e performances sonoras ou audiovisuais. A sua prática é marcada por uma experimentação radical entre o som e os computadores e tem sido apresentada, ao longo dos anos, em diversos contextos associados à arte contemporânea. Na sexta-feira, 22 de julho, numa colaboração inédita entre os três, atuam na Bouça, às 19,30 horas.

Já no sábado, às 17 horas, a aposta recai no Teatro Tuk-Tuk, uma estrutura teatral móvel e de marcante impacto visual, que vai buscar como referências elementos históricos associados ao teatro de rua e veículos urbanos icónicos. O Teatro Tuk-Tuk é uma espécie de abrigo de contos da cultura oral, presentes no repertório das companhias de marionetas que atuavam nas feiras itinerantes do século XX, muito comuns em Portugal. Na Praça da Corujeira, apresentarão o espetáculo “O vaqueiro que não mentia”, história popular portuguesa muito antiga, que figura sob diferentes nomes em diversos pontos do país, mas também além fronteiras, em Espanha e no Brasil.

Antes de uma breve pausa de verão, durante o mês de agosto, o Cultura em Expansão tem ainda em agenda a apresentação de “A perturbação de um cidadão exemplar”, de Joana Magalhães / Comédias do Minho, no exterior da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres, no dia 29 de julho; e Nu Meio - Bailão, de Filipa Francisco & Bruno Cochat, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, no dia 30 de julho.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.