Cultura

Cultura em Expansão regressa em setembro com novas atividades gratuitas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_Cinco_Minutos_Para_Te_Conhecer_Miragaia_01.JPG

Renato Cruz Santos

A segunda parte da nona edição do programa municipal Cultura em Expansão arranca a 9 de setembro, trazendo à cidade novos espetáculos e projetos inéditos de acesso gratuito até dezembro.

O arranque será dado com “Arquivo Zombie - O Arquivo Morto-Vivo do Teatro de Ferro”, uma coprodução Teatro de Ferro / Cultura em Expansão, com estreia prevista para o dia 9 de setembro e diferentes datas de apresentação em setembro e outubro. Nesta nova criação, o Teatro de Ferro propõe-se a reanimar, reinventar e produzir novos significados e sentidos para as criaturas, máquinas de cena, esculturas cinéticas e outras coisas difíceis de catalogar que têm habitado o percurso da companhia ao longo dos anos, através de uma espécie de visita guiada, no seu espaço, na Travessa da Formiga.

Já a partir do final de setembro, durante duas semanas, todos os que se desloquem na rede de autocarros da STCP serão convidados a descobrir, através de vários QR code, breves obras de música, escrita e imagem, criadas por habitantes de Campanhã, Pasteleira, Bouça e Miragaia, no âmbito do projeto TAG, promovido pelo Visões Úteis. Com uma segunda apresentação prevista para dezembro, as primeiras obras divulgadas resultam de oficinas conduzidas pelos músicos Paulo Maria Rodrigues e Rodrigo Constanzo na Bouça, pela fotógrafa Paula Preto no Bairro Pinheiro Torres, e pelo realizador Pedro Neves no Bairro do Cerco.

Em outubro, é a vez da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres acolher o resultado do projeto do artista Ruca Bourbon, desenvolvido em torno da eclética coleção de discos de vinil, desenhos, poesia e esculturas do Sr. Amadeu, morador da Pasteleira há 71 anos e membro da direção desta Associação, desde 1983. “Baile dos Discos Amadeu” pretende ser um evento “entre a video-animação e o tasco, o arraial e a performance, o DJ Set e os petiscos”, e acontecerá no dia 15 de outubro.

Em novembro, destacam-se dois projetos de residência em Miragaia e na Bouça. O primeiro, “SAAL - Miragaia”, cuja apresentação decorrerá no dia 20, conta com a participação do arquiteto Ricardo Medina e tem como objetivo perceber o que aconteceu neste território no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, nomeadamente os esforços, motivações e movimentações que tiveram lugar durante o tempo que decorreu o processo SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local – e qual o seu lastro ao longo das décadas seguintes. O segundo, “Pessoas da Cidade”, com apresentação prevista para dia 25, é um exercício de realização e manipulação visual e sonora, de diálogos e entrevistas de rua, realizadas durante o período de residência da dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela na zona da Bouça.

Oficinas para diferentes públicos

Durante os próximos meses, o Cultura em Expansão dará continuidade às oficinas que têm pontuado a sua programação deste ano. Para além de uma ação de formação destinada a curiosos e entusiastas do som com Jonathan García Lana, também conhecido por Tuni Panea, artista audiovisual belga a trabalhar principalmente em torno do meio sonoro, que terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, nos dias 23 e 24 de setembro; em Miragaia, o projeto “SAAL - Miragaia” integrará uma componente de formação e os Bonecos de Santo Aleixo darão o mote para uma formação que antecede a apresentação do espetáculo “Auto do Nascimento do Menino Jesus”, na Igreja de São Pedro de Miragaia, no dia 10 de dezembro.

Um dia, quatro espetáculos, quatro territórios

Para terminar esta edição do Cultura em Expansão, no dia 17 de dezembro, o programa correrá os quatro territórios centrais, numa Romaria de Encerramento, que começa com o espetáculo “Famílias” de Costanza Givone no Auditório do Grupo Musical de Miragaia, seguindo-se a atuação de Gala Drop na Associação de Moradores da Bouça, a apresentação de “Morrer no Teatro” de Alex Cassal / Má Criação na Associação Nun’Álvares de Campanhã, e para terminar, um concerto inédito, intitulado “Granito: o rap do Porto, que junta no palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira Barrako 27, Berna, Dealema, Keso & M7, sob coordenação musical de Maze.

A programação completa do Cultura em Expansão pode ser acedida em www.culturaemexpansao.pt.