Cultura

Cultura em Expansão regressa à Bouça nesta sexta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Renato_Cruz_Santos_Associacao_Moradores_Bouca_01.JPG

Renato Cruz Santos

A nona edição do Cultura em Expansão arranca já nesta sexta-feira, na Associação de Moradores da Bouça, com um concerto de Fred Frith e Susana Santos Silva. Trata-se do primeiro espetáculo programado para este polo do programa municipal que, desde 2020, conta com o coletivo Sonoscopia como responsável de programação e acompanhamento das atividades aí desenvolvidas.

Multi-instrumentista e compositor, Fred Frith foi cofundador do grupo Henry Cow, tendo integrado também várias formações absolutamente marcantes na história da música experimental e improvisada como Art Bears, Naked City, Residents, Massacre ou Skeleton Crew. Já Susana Santos Silva é trompetista, improvisadora e compositora. Cofundadora da Associação Porta-Jazz e do seu selo discográfico Carimbo, mantém uma atividade intensa, com inúmeros projetos de colaboração com Anthony Braxton, Evan Parker, Paul Lovens, Torbjörn Zetterberg, Kaja Draksler, Jorge Queijo, Hampus Lindwall, Lotte Anker, Sten Sandell e Jon Fält. Embora oriundos de gerações e contextos musicais distintos, unem-se neste duo pelo desejo do risco e da descoberta de novos caminhos, elementos essenciais para que os significados da música sejam compreendidos nos diferentes tempos e espaços.

A este primeiro concerto na Bouça, segue-se na semana seguinte, a primeira oficina aberta ao público no âmbito do projeto “TAG”, uma proposta do Visões Úteis para esta edição do Cultura em Expansão. Com orientação de Paulo Maria Rodrigues, fundador da Companhia de Música Teatral, esta oficina destina-se a todos os entusiastas do som e curiosos e terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, durante os dias 11 e 12 de março.

Ainda durante o mês de março, o Cultura em Expansão apresenta o espetáculo “Sítio” de Catarina Santana & André Louro na Associação de Moradores da Bouça (no dia 19), a atuação do trio Maria Monda na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres (no dia 26) e a mini-conferência para crianças “Para que serve a cultura?” conduzida por José Maria Vieira Mendes no auditório do Grupo Musical de Miragaia (no dia 27).

Com entrada gratuita, o acesso a todos os espetáculos do Cultura em Expansão requerem o levantamento de bilhete (máximo dois por pessoa) no dia e local da sua realização, a partir de uma hora antes do seu início. Mais informações sobre a programação e participação nas oficinas podem ser consultadas no website www.culturaemexpansao.pt.