Cultura

Cultura em Expansão regressa a 27 de agosto com programação todos os fins-de-semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DJ_Marfox_photo_creds_Marta_Pina - André Ferreira.jpg

Marta Pina - André Ferreira

Após uma breve pausa, o programa Cultura em Expansão arranca com a segunda parte da sua programação a 27 de agosto, com espetáculos na Pasteleira, Campanhã, Miragaia e Bouça, durante todos os fins-de-semana até meados de Dezembro. Entre as diferentes propostas, destacam-se as atuações de nomes como DJ Marfox, B Fachada, Kussondulola Systema de Som, Pop Dell’Arte e Maria João / Ogre Electric, assim como a apresentação de diferentes projetos inéditos de teatro, performance, dança, música e cinema.

O primeiro evento, a 27 de agosto, acontece no Parque da Pasteleira, e coloca mais uma vez em cena a carrinha/cozinha do Teatro Experimental do Porto (TEP) que dará palco à última peça individual do projeto “Cozinha(s)” de Catarina Barros. Depois das apresentações de João Miguel Mota e de Pedro João, em 2020, e de Gonçalo Amorim e António Júlio já em 2021, cabe agora a Raquel S., dramaturga e dramaturgista, ocupar a cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP, apresentando a sua criação original. Com hora de início às 19h, o espetáculo precede o regresso da Príncipe Discos ao Porto, que apresentará no Reservatório do Parque da Pasteleira, um evento muito especial. No ano em que chega aos dez anos de existência, a editora de Lisboa traz ao Cultura em Expansão a festa “Príncipe 10 Porto”, com um programa que inclui o “mestre” DJ Marfox e os mais jovens dos mais jovens, a RS Produções. Uma proposta transversal, tanto ao nível estilístico, como geracional, que pretende celebrar um percurso inteiramente dedicado a editar e promover, em Portugal e além fronteiras, música de dança contemporânea, produzida naquela cidade, nos seus subúrbios, bairros sociais e guetos, dando vida a novos sons, formas e estruturas com o seu próprio código de poética e identidade cultural.

Para terminar o fim-de-semana, o Pavilhão do Calvário em Campanhã acolhe no dia 28 de agosto, às 17h, a primeira de três sessões de contos, conduzidas pelos contadores de histórias profissionais Carlos Marques e Thomas Bakk. Propondo recriar junto das comunidades de Campanhã momentos ancestrais de partilha, “Roda de Histórias” dará voz a lengalengas, histórias, contos, memórias, cantigas, muitas das quais perdidas no tempo e que urge recuperar.

Até ao fim da edição de 2021, a programação do Cultura em Expansão dedica ainda especial atenção a projetos inéditos de criação e residência artística, desenvolvidos com e para as diferentes comunidades dos territórios em que centra a sua atividade: Pasteleira, Campanhã, Miragaia e Bouça.

Em destaque, para além do projeto de cocriação musical “Transmissão”, desenvolvido por Frankão a.k.a. O Gringo Sou Eu com jovens da Pasteleira, que será apresentado a 3 de Outubro, no mesmo dia em que é inaugurado o resultado do projeto de intervenção no espaço “Oficina (In)Comum”, desenvolvido pela Associação Ponto Parágrafo e moradores do Bairro Pinheiro Torres, conta-se ainda, na área da música, o projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, um desafio lançado pela Sonoscopia a quatro compositores para uma reflexão, traduzida na forma de música, que espelhasse aquilo que é a vida no Porto de hoje. O resultado, da autoria de Ângela da Ponte (Bouça), Igor C. Silva (Miragaia), José Alberto Gomes (Pasteleira) e Sara Carvalho (Campanhã), poderá ser conhecido em quatro momentos diferentes (18 de setembro, 16 de outubro, 5 e 20 de novembro), em cada um dos territórios, através da interpretação ao vivo por parte de um quarteto escolhido para este projeto.

Já na área da dança, Rafael Alvarez desenvolverá “Wave Dance Lab + 55 Anos”, um projeto de formação e criação coreográfica para maiores de 55 anos que, pela primeira vez no Porto, desafia moradores da Pasteleira a desenvolver diferentes materiais coreográficos, a ser apresentados no dia 10 de setembro, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres.

Por sua vez, na área do teatro, a atriz e encenadora Rita Morais desenvolverá “Arquivo Presente do Porto”, um encontro entre artistas portuenses contemporâneos, que pretende resultar num espetáculo que explora simultaneamente a relação entre o passado e o futuro, entre o artista e a sociedade, entre a documentação e a ficção e entre a mesa e o palco, a ser apresentado no auditório do Grupo Musical de Miragaia, a 3 de dezembro; e Inês Garrido apresentará o resultado de “PARALLAX — A aparente deslocação de um objeto devido à alteração na posição do observador”, uma reflexão sobre a ideia de Identidade desenvolvida ao longo de seis meses, através de uma relação de envolvimento interventivo com as comunidades da Pasteleira.

Destaque ainda para o projeto “Sardinheira”, de Amarante Abramovici e Raquel S., centrado no bairro da Bouça, a ser apresentado a 26 de novembro, na Associação de Moradores da Bouça, assim como “a·jun·ta·men·to”, uma residência criada e dirigida pela ondamarela que reúne as comunidades de Miragaia, Bouça, Pasteleira e Campanhã em torno de um projeto artístico comum, e a quem cabe o encerramento da edição de 2021 do Cultura em Expansão, a 18 de dezembro, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

Mais informações sobre o Cultura em Expansão, incluindo o jornal com a programação completa de agosto a dezembro, cuja edição impressa estará em breve nos locais habituais, podem ser consultadas no website do programa.