Cultura

Cultura em Expansão promove mais uma oficina na área da música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_cultura_em_expansao

Tunipanea

Nos próximos dias 23 e 24 de setembro, a Associação de Moradores da Bouça volta a acolher uma oficina na área da música, desenvolvida no âmbito do Cultura em Expansão. Num desafio lançado pela Sonoscopia, estrutura parceira naquele território, Jonathan García Lana, também conhecido por Tunipanea, será o anfitrião e tutor desta iniciativa dirigida a todos os apreciadores de música e curiosos, com ou sem formação na área.

Artista audiovisual belga a trabalhar principalmente em torno do meio sonoro, Tunipanea foca-se no uso de tecnologia de utilização quotidiana enquanto ferramenta de expressão e mecanismo de construção social. Manipula ao vivo os seus objetos sonoros, que podem ser objetos encontrados, componentes eletrónicos ou materiais industriais, juntando-lhes uma componente emocional de forma a gerar novas possibilidades de linguagem e questionamentos. Atualmente dedica grande parte do seu tempo a um projeto de longo prazo intitulado Lutiteka, uma biblioteca de instrumentos musicais experimentais.

De participação gratuita mediante inscrição prévia (através dos contactos sonoscopia@gmail.com ou 916 088 659), esta oficina decorrerá entre as 18 e as 21 horas de sexta-feira, 23 de setembro, e entre as 10h30 e as 17h30 de sábado, 24 de setembro, culminando com uma pequena mostra pública.

Esta iniciativa integra o projeto TAG, promovido pelo Visões Úteis para esta edição do Cultura em Expansão, uma plataforma de partilha de conteúdos que junta obras breves de música, escrita e imagem, criadas pelas comunidades de Campanhã, Pasteleira, Bouça e Miragaia, através de oficinas realizadas por diversos artistas. Com dois momentos de divulgação previstos, os primeiros conteúdos poderão ser descobertos entre os dias 3 e 17 de outubro, através de códigos QR na rede de autocarros da STCP.

Durante o mês de setembro está ainda prevista a apresentação do projeto Obras Portuenses da Década de 20, na Igreja de S. Pedro de Miragaia. Mais informações sobre a programação do Cultura em Expansão prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.