Cultura

Cultura em Expansão: música na Bouça e um cine-concerto em Miragaia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Karl_Valentin.jpg

DR

O próximo espetáculo do programa Cultura em Expansão acontece já nesta sexta-feira, 6 de maio, e junta os músicos Joana Sá e Henrique Fernandes no palco da Associação de Moradores da Bouça, numa atuação inédita, com início às 19,30 horas. No domingo, é a vez da Auditório do Grupo Musical de Miragaia, acolher mais uma sessão para famílias, às 11 horas, desta feita com o cine-concerto “Karl Valentin” com João Lima, Inês Lima e Manuel Brásio.

Joana Sá é pianista, compositora e investigadora, com um trabalho prolífico quer a solo, quer em diferentes formações. Henrique Fernandes tem vindo a desenvolver uma atividade paralela à sua formação clássica em contrabaixo, nas áreas da improvisação e da música experimental, concentrando-se, nos últimos anos, na construção de novos instrumentos e na criação de obras sonoras. Embora distintos, os seus percursos artísticos assemelham-se em termos de originalidade, criatividade e pertinência, nas margens dos formatos consensualizados pela indústria musical. Na Bouça, o duo atuará com instrumentos não-convencionais e piano preparado, dando continuidade aos encontros musicais programados pela Sonoscopia neste polo do Cultura em Expansão.

Já no domingo, a aposta recai num espetáculo dirigido a toda a família. Desafiados pela Confederação, o parceiro responsável pelo polo de Miragaia, João Lima, Inês Meira e Manuel Brásio complementam com a sua música e “sound design”, o mundo do cinema mudo de Karl Valentin, com os seus intérpretes cómicos. Através da junção de diferentes formas de arte a guitarras, violino e percussão, uma miríade de sons eletrónicos serão planeados, alterados e improvisados numa ação/reação contínua, de mão dada com o silêncio projetado.

Durante o mês de maio, o programa municipal apresentará ainda mais uma sessão do projeto TRIC - Tardes Regaladas nas Ilhas de Campanhã, com Cristina Taquelim e Thomas Bakk, no dia 15, na Ilha do Roupeta, em Azevedo; o projeto “Arca” de Ana Deus e Paulo Ansiães Monteiro, no dia 19, no auditório do Grupo Musical de Miragaia; o espetáculo “NinaNinar” de Telma Pereira, Carlos Garcia e Ariel Pinheiro, no dia 21, na Associação Nun’Álvares de Campanhã; a peça “Palmira” de Anabela Almeida e Sara Duarte, no dia 28, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres; e a atuação do Grupo Operário do Ruído, sob direção de Ignaz Schick, no dia 29, na Associação de Moradores da Bouça.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.